O Instituto Estadual de Educação Barão de Tramandaí e Cine Salinha Colarte apresentam a 1ª Mostra de Cinema Etnoracial, uma iniciativa inédita que leva ao público uma seleção especial de produções audiovisuais focadas na temática étnico-racial e na educação antirracista. Realizada nos dias 29 e 30 de outubro e 7 e 8 de novembro, na sede do ColArte em Tramandaí, a mostra visa estimular o debate pedagógico e crítico sobre diversidade cultural, utilizando o cinema como ferramenta de transformação social e educação.
A programação da Mostra abrange filmes, documentários e animações nacionais e internacionais, com obras voltadas à conscientização sobre questões étnico-raciais e temas fundamentais para a formação de uma sociedade inclusiva. Além das sessões de exibição, a Mostra oferece rodas de conversa com convidados, proporcionando uma troca rica entre estudantes, professores e profissionais do audiovisual. O evento também exibe curtas premiados do II Festival de Curtas Eco Barão, realizados por alunos do I.E.E Barão de Tramandaí.
Programação da Mostra:
29 de outubro (Terça-feira)
– 9h: Abertura Oficial
– 9h30: Exibição do documentário O Olhar de Xunú (2021), seguido por uma conversa com Xunú.
– 14h30: Exibição do filme Ewé de Ósànín: O Segredo das Folhas (2021).
30 de outubro (Quarta-feira)
– 9h30: Exibição do documentário Emicida: AmarElo (2021).
– 14h30: Exibição do filme Moana (2016).
– 20h: Exibição do curta O Xadrez das Cores (2022).
07 de novembro (Quinta-feira)
-9h30m-Investigando crimes de guerra em Gaza (2024)
-20h- Histórias Cruzadas (2011)
08 de novembro (Sexta-feira)
-9h- Curtas vencedores EcoBarão 2024
-10h Roda de conversa com estudantes
Este projeto tem como objetivo fortalecer o papel do cinema na formação cultural e social, criando um ambiente onde alunos e professores possam desenvolver uma visão crítica e abrangente sobre as questões étnicas e raciais. “A educação e o cinema, juntos, tornam-se uma poderosa ferramenta de mudança. Queremos trazer a importância desses temas para a sala de aula, especialmente em uma escola pública como o Barão de Tramandaí, que reflete a diversidade cultural de nossa sociedade,” destaca Álvaro Nicotti, um dos organizadores da Mostra.
A 1ª Mostra de Cinema Etnoracial é realizada pelo Cine Salinha ColArte e pelo Instituto Estadual Barão de Tramandaí, em parceria com o projeto TemQueVer e conta com o financiamento da Secretaria de Cultura, Prefeitura de Tramandaí, Lei Paulo Gustavo e Ministério da Cultura. A produção executiva é de Laura Lautert, com a produção de Ed Oliveira e Álvaro Nicotti.