A História não contada dos Estados Unidos

Os Estados Unidos ou, oficialmente, Estados Unidos da América são a nação mais influente do mundo. Considerada uma potência, exerce influência sobre diversas regiões do planeta. O país encontra-se no continente americano, no subcontinente América do Norte. Limita-se ao norte com o Canadá e ao sul com o México. Mas como qualquer outro local, nação e espaço geográfico do planeta, é possível contar a sua história sobre diversos pontos de vista.

Um desses pontos de vista e, diga se de passagem, nada simpático aos adoradores e propagadores da história oficial norte americana, é retratado com maestria por um legítimo estadunidense.

Um excelente documentário, dirigido pelo Oliver Stone, trazendo um conjunto de informações não reveladas ou esquecidas da história dos EUA e suas relações com outros países. Ele, que lutou na guerra do Vietnam, resolveu fazer esse documentário ao perceber o tipo de relato histórico que seus filhos estavam recebendo nas aulas tradicionais de ensino.

Vale a pena assistir os 10 episódios de 58 minutos, para ter uma ideia melhor de como os EUA e o mundo chegaram à situação atual. Abaixo, o TemQueVer traz todos os episódios na Íntegra.

Ep.1- II GUERRA MUNDIAL

Ep.2 – Roosevelt, Truman e Wallace

Ep.3 – A BOMBA

Ep.4 – A GUERRA FRIA

Ep.5 – ANOS 50

Ep.6 – JFK: AO LIMITE

Ep.7 – JOHNSON, NIXON E VIETNAM – O REVERSO DA FORTUNA

Ep.8 – REAGAN, GORBACHEV E O 3º MUNDO:- A ASCENSÃO DA DIREITA

Ep.9 – BUSH E CLINTON :- TRIUNFALISMO AMERICANO – NOVA ORDEM MUNDIAL

Ep.10 – BUSH E OBAMA:- A ERA DO TERROR

 

Comente