2021/2022: Tensão, angústia, esperança e bastante filme para assistir.
O ano de 2021 pode ser considerado, por muitos, como um ano tenso. Um ano em que no seu início proporcionou angústia e esperança com a chegada da vacina para a Covid-19. Angústia e esperança, pois neste mesmo ano a epidemia matou, simplesmente, quase 700 mil pessoas. Teve momentos, inclusive, que tivemos 4 mil mortes oficiais diárias.
A tensão de 2021 também pode ser ilustrada com a confirmação do aumento da desigualdade social no país. Um Brasil que voltou a assistir o seu povo a passar fome. Um Brasil que ficou anestesiado ao ver carcaça, pelanca e lixo serem servidos na “mesa” de muitos brasileiros.
Para ampliar todo esse azedume , o Rio de Janeiro contribuiu, mais uma vez, com as estatísticas de assassinatos em comunidades pobres cometida pela polícia: a maior chacina da cidade onde foram executadas 29 pessoas na favela do Jacarezinho, na primeira quinzena de maio.
Por fim, não poderíamos esquecer o faroeste amazônico e o descaso com os povos originários. Com o garimpo cavando a maior floresta do mundo e o fogo pegando geral, imploramos para dias melhores para a Amazônia e esperança para não chegarmos ao quadro irreversível de recuperação da floresta.
Contudo, esse texto não termina com mais um apontamento negativo para o problemático ano de 2021, pelo contrário. 2021 foi um ano de bastante resistência cultural e produção de muito audiovisual de qualidade. Filmes nacionais muito aclamados pela crítica, obras extremamente importantes para o pensamento crítico social, documentários esclarecedores e ficções de transcender consciência existencial.
Assim, fortalecendo o próximo ano de 2022 a partir da sétima arte, desejamos a todos um bom natal e um excelente ano novo. Que façamos desta semana de festas um momento de confraternização, simplicidade, empatia, sabedoria, serenidade e paz.
Ah, por sinal, o TemQueVer não poderia deixar de indicar filmes, séries, documentários e animações para esse recesso de final de ano. Confira abaixo o que você pode assistir nestes últimos dias de 2021:
Espírito de Lobo (2015)
Em 1967, Chen Zhen, um jovem estudante de Pequim, é enviado para viver entre os pastores nômades da Mongólia Interior, onde a relação entre homens e lobos é sagrada. Mas, o futuro das tribos é ameaçado por um oficial.
Direção: Jean-Jaques Annaud
Destacamento Blood (2020)
Quatro veteranos afro-americanos lutam contra as forças dos homens e da natureza quando retornam ao Vietnã, décadas depois do fim da guerra, em busca dos restos mortais de seu líder e a fortuna em ouro que ajudaram esconder.
Direção: Spike Lee
Na Netflix
Hotel Huanda (2004)
Durante os conflitos políticos entre hutus e tutsis que mataram quase um milhão de ruandenses em 1994, Paul Rusesabagina, gerente do Hotel des Milles Collines, na capital do país, toma a decisão corajosa de abrigar sozinho mais de 1.200 refugiados.
Direção: Terry Geoge
No Prime
Suburbia (1983)
Vários garotos e garotas morando junto em uma casa velha fazendo suas próprias regras como uma tribo de um futuro decadente. Fica a dica dessa pequena obra prima de dias sem rumo e vidas sem futuro e uma força pulsante de pura atitude.
Direção: Penelope Spheeris
A Boa Esposa (2020)
Paulette Van Der Beck é diretora de uma escola de governança doméstica há muitos anos. Sua missão é treinar adolescentes para serem donas de casa perfeitas, esperando que as mulheres sejam obedientes aos maridos.
Direção: Martin Provost
No Telecine
Layla M. (2016)
Em resposta ao preconceito constante a que está sujeita, uma adolescente muçulmana a viver em Amesterdão tenta encontrar o seu lugar no mundo do Islão fundamentalista.
Direção: Mijke de Jong
Na Netflix
Wall-e (2008)
Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave.
Direção: Andrew Stanton
No Disney+
Princesa Kaguya (2013)
Kaguya era uma bebê que foi encontrada dentro de um tronco de bambu brilhante. Passado o tempo, ela se transforma em uma bela jovem que passa a ser cobiçada por cinco nobres, dentre eles, o próprio imperador.
Direção: Isao Takarata
Na Netflix
Duna- Parte 1 (2021)
Paul Atreides é um jovem brilhante, dono de um destino além de sua compreensão. Ele deve viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de seu povo.
Direção: Denis Villeneuve
No HBOMax
Sucession- Série (2021)
Uma série sobre o mundo das grandes corporações. Você vai acompanhar uma família egocêntrica. Logan, o patriarca e a possível sucessão de seu trono aos seus três filhos. Interpretações maravilhosas e te questionam: O que o dinheiro não pode comprar?
Na HBOMax
Pousando no Amor- Série (2019)
Não dá para negar que o cinema asiático veio com tudo! Essa é uma série de amor romântica e que todos nós gostamos! Se passa nas atuais Coréias – do norte comunista e do sul capitalista. O enredo é de amor mas o contexto chama atenção pelos hábitos, costumes e políticas locais. Vale lembrar que o amor romântico, tão desgastado no cinema norte americano, tão cheio de clichês, nesta série a perspectiva é física, de olhares e gestos.
Na Netflix
Filmes de 2021
Em relação a filmes específicos e aclamados do ano de 2021, o TemQueVer apresenta para seus leitores uma top 10 muito especial. Uma lista polêmica, mas bem fundamentada e qualificada, feita por um dos críticos de cinema do 16mm, canal especializado em crítica cinematográfica, que você confere no vídeo abaixo: