A ideia de fascismo, de acordo com o senso comum, nos remete ao tempo histórico de Mussolini, na Itália. Um fascismo clássico que, juntamente com o Nazismo de Hitler, se associa a Segunda Guerra Mundial. No entanto, quando buscamos o entendimento racional de fascismo, custamos a compreender de forma clara e objetiva.
Mas afinal, o que é fascismo?
Para isto, indicamos o excelente livro Como funciona o fascismo, de Jason Stanley. Segundo Stanley:
“O líder quer poder. Ele vai dividir a população criando esse medo terrível e vai se identificar com a bandeira, com elementos patrióticos da sociedade, talvez com o uniforme da equipe olímpica. Isso se torna uma associação clássica de um movimento fascista. E cria esse medo que fica tão grande, tão intenso que bons cristãos ou judeus, muçulmanos, bons religiosos, religiosos conservadores que acreditam na dignidade de todas as vidas, acreditam que isso é uma emergência e que é preciso ser leal e respeitar esse homem forte que vai nos salvar. Então essa é a dialética do fascismo, funciona criando esse tipo de medo e o objetivo final é a corrupção, o objetivo final é só o poder”.
Uma outra forma de acompanhar as reflexões de Stanley acerca de fascismo é assistindo a entrevista dada no canal de youtube, do biólogo Átila Iamarino (Clique Aqui).