O livro Raízes da Desigualdade de Capão da Canoa, do autor Tiago Dominguez, trata de uma proposta de reflexão para a comunidade da cidade de Capão da Canoa e do litoral gaúcho, quanto a história da formação de sua sociedade e os pontos do caminho onde os interesses do bem comum foram interrompidos e atravessados por grupos de exploradores e saqueadores. Camuflados de empreendedores bem intencionados estes pequenos grupos tomaram para si a narrativa e subverteram a história da origem dos fatos.
Hoje, no controle de diversos órgãos públicos, orientam e pressionam a população para participar passivamente de seus negócios e interesses, promovendo a destruição do meio ambiente e a escassez de recursos básicos para a sobrevivência da imensa maioria da população. Mais do que um convite à reflexão, este livro é um chamado para a ação popular, para luta por moradia e igualdade de diretos no litoral norte do Rio Grande do Sul.
Tiago Dominguez é morador de Capão da Canoa, orientado pela seu estudo e suas vivências na cidade litorânea, através de seu trabalho, difunde educação e conhecimento sobre a fauna marinha do litoral gaúcho. Participa junto à comunidade da realização de eventos culturais e projetos que propõem a organização de um grande movimento de luta e reflexão para garantir o respeito aos nossos direitos básicos de cidadania, humanidade e liberdade.