Neste último 04 de abril o Sport Club Internacional completou 115 anos.
Por Álvaro Nicotti
Nesta matéria, exponho um trecho da edição do Correio do Povo (periódico centenário com sede na cidade de Porto Alegre) em homenagem ao aniversário do clube de 50 anos, que resume o que é este clube essencialmente popular.
“(…)Mas o grande surto de progresso surgiu, mesmo, depois de 1920. A cor encarnada representava, naqueles tempos, o símbolo da luta contra o despotismo e a tirania. E, misturando política com futebol, a mocidade aderia, aos borbotões, ao clube que reluzia ao sol, nas tardes de jogos, uma camisa da mais pura cor de sangue.
Desde aí a imensa popularidade do Internacional
Mas essa popularidade ainda subiria alguns degraus, quando o clube da camisa vermelha se tornasse, em nosso meio, a mais pujante entidade esportiva a lutar contra o preconceito de cor. Ganhou, então, um novo apelido: ‘Clube dos Negrinhos- o qual evoluiu, rapidamente, para ‘Clube do Povo, com o qual é conhecido em nossos dias, num justo preito à sua condição de agremiação essencialmente popular, a ter sua grande força nas camadas mais humildes da população gaúcha”
Nos dias de hoje, o Internacional ainda é protagonista e pioneiro em ações populares e democráticas que envolvam o clube, sua torcida e seu povo.
Além de ser o primeiro clube de futebol a atingir a marca de 100 mil sócios e criar a primeira categoria de Sócio Popular com mensalidades a parti de R$10, o Internacional elege seus dirigentes com o voto popular.
A última eleição realizada pelo clube, em 2023, teve 29.800 votantes. A maior da história do futebol brasileiro.
Parabéns Internacional.
O Clube do Povo do Rio Grande do Sul
Quer receber conteúdo do TemQueVer no Whatsapp? (Clique aqui)