Dra. Cristina Maria de Oliveira*
No documentário “TORRES – fábrica de ruínas”, Tommazo seleciona fotos e enfoca, com excelência, uma realidade que abrange TODO O LITORAL NORTE/ RS. O que se observa é um soterramento da História desta região, por incompetência cultural de seus governantes e por interesses financeiros ‘grotescos’. O desmanche histórico e contínuo, sem investimentos e políticas públicas, revela o ‘desconhecimento’ de que preservar alimenta o Pertencimento da População Praieira, nativa ou por escolha de morar, e firma Valores que podem ser integrados no convívio com veranistas e turistas, mantendo, assim, Cidades Culturais Vivas, bastante visitadas e com geração de renda pelo turismo.
Inúmeros ‘políticos’ e veranistas viajam a Paris, a Londres, à Espanha, e outros países, e voltam extasiados pela manutenção de suas histórias através de séculos! Permitam-me dizer que aqueles responsáveis pela não preservação, até parecem ET’s , que não são deste Planeta (nem no aspecto do Patrimônio Cultural, nem no respeito e na integração à Natureza). Ocorre-me pensar que, provavelmente, seja essa uma das razões do imenso sucesso do personagem/ boneco ET vendido atualmente nas floriculturas do LN ….e adquirido/ expostos pelos ‘cidadãos litorâneos’.
Nem de longe deve ter passado pela ideia do cineasta Steven Spielberg, criador do filme “ET”, a vulgarização que se deu ao seu personagem/ator. Este Documentário “Torres – fábrica de ruínas”, deveria ser exibido e discutido nas escolas. E serem criados projetos simples de registros (fotográficos, livros, vídeos…) sobre a História de cada Família/ Escola/ Bairro, para semear a importância de conhecer a História do lugar onde se vive.
Assista o filme completo:
Quer receber conteúdo do TemQueVer no Whatsapp? (Clique aqui)
Quer escrever para o TemQueVer? Entre em contato conosco através do chat de nossas redes sociais (Instagram e Facebook) ou pelo email temquevercinema@gmail.com
* Escritora e pesquisadora independente; ativista cultural.