Cinema, Desenvolvimento e Meio Ambiente

Cine Salinha Colarte exibe Um Córrego Cheio de Vida e promove debate sobre o desenvolvimento do litoral norte gaúcho

No sábado, 12 de abril, a Casa Colarte, em Tramandaí, foi palco de mais uma edição do Cine Salinha Colarte, que apresentou à comunidade o curta-metragem documental poético Um Córrego Cheio de Vida. A sessão contou com casa cheia e um público atento e engajado nos temas trazidos pelo filme.

Produzido de forma totalmente independente, o curta é um retrato sensível e poético da microrregião conhecida como Alameda dos Eucaliptos, uma área situada entre o município de Imbé e que conta com um córrego d’água que tangencia o corredor de árvores até perto da praia. O filme convida o espectador a contemplar a beleza natural do local, ao mesmo tempo em que denuncia as obras de canalização do córrego d’água que percorre esse trecho — um processo que ameaça não só o ecossistema local, mas também a drenagem urbana e a relação da comunidade com seu território.

A exibição foi acompanhada por um debate aberto ao público, que trouxe à tona questões urgentes sobre saneamento, urbanização, drenagem e preservação ambiental. O momento foi especialmente simbólico, pois também celebrou o aniversário de um ano do Movimento em Defesa do Litoral Norte Gaúcho (MOVLN) — iniciativa que vem articulando moradores e organizações em prol da implementação de um modelo de desenvolvimento sustentável na região.

Mais do que uma sessão de cinema, o evento foi um espaço de escuta, troca e reflexão sobre o presente e o futuro do litoral norte do Rio Grande do Sul. A partir do olhar poético do filme, o público foi provocado a pensar criticamente sobre as formas de ocupação e transformação do território, e sobre as alternativas possíveis para um desenvolvimento mais consciente, sustentável e comunitário.

Galeria:

Comente