Oito entidades do audiovisual brasileiro lançaram a BANCADA DA PIPOCA, iniciativa apartidária que certifica candidaturas à Presidência da República, ao Senado e à Câmara dos Deputados comprometidas com uma agenda de políticas públicas para o cinema e o audiovisual. Quem adere assina os compromissos, recebe um selo oficial e passa a integrar uma plataforma pública de consulta, disponível em bancadadapipoca.com.br.
A BANCADA DA PIPOCA é uma iniciativa que nasce do reconhecimento do audiovisual como uma atividade estratégica para o desenvolvimento do país, impactando diretamente a geração de emprego e renda, a inovação tecnológica e a projeção internacional da nossa cultura. A indústria audiovisual tem lugar especial dentro dos setores culturais. A proposta do movimento é garantir que o setor deixe de ser pauta de ações pontuais e passe a ser tratado como uma política de Estado, com planejamento de longo prazo, previsibilidade e continuidade.
O audiovisual é uma área importante da indústria, tanto por seu caráter econômico, como por seu caráter cultural e potencial simbólico. Precisamos de uma verdadeira política de estado para seu desenvolvimento, e não apenas ações intermitentes de governo. A Bancada da Pipoca tem como objetivo organizar o campo político, com candidaturas que se comprometam a lutar pelo desenvolvimento social e econômico do nosso setor, afirma Matheus Peçanha, diretor sudeste da API – Associação das Produtoras Independentes do Audiovisual Brasileiro.
O setor movimenta cerca de R$ 27 bilhões por ano, equivalente a 0,5% do PIB, gera mais de 300 mil empregos diretos e indiretos e recolhe aproximadamente R$ 9 bilhões anuais em tributos. Segundo a consultoria internacional Olsberg/SPI, até 67% dos custos de uma produção audiovisual são direcionados a outros segmentos da economia, e a atividade impulsiona cerca de 60 setores, de turismo e transporte a tecnologia e alimentação. Ainda assim, o segmento independente convive com descontinuidade de políticas públicas, insegurança regulatória e dificuldade de acesso a financiamento.

Cinco eixos, compromissos concretos
As candidaturas aderem à Agenda Política Consensual do Cinema e do Audiovisual, construída a partir de demandas de profissionais, produtoras independentes, entidades representativas e trabalhadores da cultura. A agenda se organiza em cinco eixos:
- Regulação, Direitos e Segurança Jurídica
- Financiamento, Desenvolvimento Econômico e Inovação
- Internacionalização e Inserção Global
- Trabalho, Formação e Pluralidade
- Infraestrutura, Difusão e Memória Audiovisual
Desses eixos derivam compromissos específicos para o Legislativo e para o Executivo. Entre os principais: a aprovação da regulação dos serviços de streaming, hoje travada no Senado; o descontingenciamento das receitas do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA); a regulação da inteligência artificial nas indústrias criativas, com proteção a direitos autorais e propriedade intelectual; a ratificação dos acordos de coprodução internacional já assinados; a revisão dos pontos da reforma tributária que geram insegurança para o setor; e um regime especial de proteção social para trabalhadores da cultura.
“A Bancada da Pipoca é uma ferramenta importante não somente para buscar adesão de candidaturas político-partidárias ao fortalecimento do audiovisual brasileiro, mas também para já iniciar a construção de uma nova frente parlamentar de apoio ao cinema e audiovisual no congresso nacional”, comenta Mauro Garcia, presidente executivo da BRAVI.
Como funciona a adesão
A candidatura se cadastra no site com os mesmos dados registrados na Justiça Eleitoral. A equipe da iniciativa confere as informações antes de liberar o selo e incluir o nome na plataforma. Até 17/08/2026, 22 candidaturas haviam aderido, de 8 partidos e 9 estados – o que, segundo as entidades, confirma o caráter suprapartidário da agenda. Eleitoras e eleitores podem filtrar a lista por cargo e por estado, e também gerar um selo de apoio para publicar nas redes sociais.
Entidades realizadoras
ABRA – Associação Brasileira de Autores Roteiristas ; ABRACI – Associação Brasileira de Cineastas ; ABRANIMA – Associação Brasileira de Empresas Produtoras de Animação ; API – Associação dos Produtores Independentes de Audiovisual ; APACI – Associação Paulista de Cineastas ; BRAVI – Brasil Audiovisual Independente ; CONNE – Conexão Audiovisual Centro-Oeste, Norte e Nordeste ; SICAV – Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual.
Fonte: Sinny Comunicação
****
DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO.
PARTICIPE DE CONVERSAS SOBRE CINEMA E CULTURA NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP (Clique aqui)
SEGUE A GENTE NO INSTAGRAM (@temquevercinema).
Quer escrever para o TemQueVer? Entre em contato conosco através do chat de nossas redes sociais (Instagram e Facebook) ou pelo e-mail temquevercinema@gmail.com











