Legalidade

Neste último 4 de Setembro o Movimento Legalidade completou 59 anos e postamos aqui a sugestão de filme que retrata este momento histórico.

A Campanha da Legalidade foi uma mobilização civil e militar da história política brasileira de 14 dias que ocorreu após a renúncia de Jânio Quadros da Presidência do Brasil no Sul e Sudeste do Brasil em 1961, sendo liderada por Leonel Brizola (governador do RS e cunhado de Jango) e o general José Machado Lopes, em que diversos políticos e setores da sociedade defenderam a manutenção da ordem jurídica — que previa a posse de João Goulart. Outros setores da sociedade – notadamente os militares – defendiam um rompimento na ordem jurídica, o impedimento da posse do vice-presidente e a convocação de novas eleições.

O impedimento da posse de João Goulart causa reação imediata, deflagrando uma crise política no país, de um lado aqueles que lutavam pela via legal, respeitando a Constituição em voga no período e defendendo a posse de João Goulart; de outro os setores civis e militares mais conservadores achavam “inconveniente” a posse do vice-presidente.

 

Setores da população civil e militar apoiaram o movimento encabeçado por Leonel Brizola pela manutenção da legalidade constitucional. Porto Alegre e o Rio Grande do Sul foram os primeiros a se insurgir, os legalistas contavam com a Brigada Militar, o operariado, os sindicalistas e figuras políticas. Além disso, ganharam um poderoso aliado no marechal Machado Lopes, comandante do III Exército, que no dia 28 de agosto de 1961 reuniu-se com Brizola e declarou seu apoio ao movimento pela legalidade constitucional.

Brizola denuncia o golpe do Parlamentarismo e propõe que o
III Exército, a Brigada Militar e os Batalhões voluntários avancem em direção ao Centro do País para garantir os princípios constitucionais e as prerrogativas do Presidente da República.

 

Contribuição: Silvana Moura

 

FICHA TÉCNICA:

Diretor: Zeca Brito
Elenco: Leonardo Machado, Cleo Pires, Fernando Alves Pinto
Ano: 2019
Categoria: Histórico, Drama
País: Brasil

Comente