Para entender a Ditadura no Chile

A ditadura militar no chile  foi um governo militar autoritário que governou o Chile entre 1973 e 1990. A ditadura foi estabelecida depois que o governo democraticamente eleito de Salvador Allendefoi derrubado por um golpe de Estado apoiado pela CIA no dia 11 de setembro de 1973. A ditadura foi liderada por uma junta militar presidida pelo general Augusto Pinochet. O colapso da democracia e a crise econômica ocorrida durante a presidência de Allende foram justificativas usadas pelos militares para tomar o poder. A ditadura apresentou sua missão como uma “reconstrução nacional”.

O regime foi caracterizado pela supressão sistemática de partidos políticos e pela perseguição de dissidentes a uma extensão que era sem precedente na história do Chile. Ao todo, o regime deixou mais de 3 mil mortos ou desaparecidos, torturou milhares de prisioneiros e forçou 200 mil chilenos ao exílio. A ditadura moldou grande parte da vida política e econômica do Chile moderno. Dois anos depois de sua ascensão, implementou reformas econômicas neoliberais radicais em forte contraste com as políticas esquerdistas de Allende, aconselhadas por uma equipe de economistas de livre mercado formados em universidades estadunidenses, conhecidos como “Chicago boys”.

Desde 1993 processado pela justiça após o fim da ditadura militar, com condenações anteriores que chegaram a sete anos de prisão domiciliar, Manuel Contreras, o temido chefe da DINA, foi condenado à prisão perpétua em junho de 2008 como mandante do assassinato do General Prats e sua esposa em Buenos Aires, na Argentina, em 1974.

Em 1 de setembro de 2009, a justiça chilena expediu ordem de prisão a 120 militares e ex-agentes do serviço secreto chileno, por atentados contra os direitos humanos acontecidos no governo Pinochet, entre eles, Contreras, já preso, referente a casos de assassinatos e desaparecimentos de cidadãos chilenos e estrangeiros durante a operação Condor.

Derrotado há 46 anos, Allende venceu: vive nos chilenos que lutam por educação pública, gratuita e de qualidade, nos trabalhadores que resistem e na sociedade chilena que respeita seu passado. Confira os 8 filmes que ajudam a entender o processo do golpe no Chile e a ditadura que se instaurou no país

1. A Batalha do Chile

Direção: Patricio Guzmán

Ano: 1975, 76 e 77

País: Chile

2. Estádio Nacional

Direção: Carmen Luz Parot

Ano: 2002

País: Chile

3. No

Direção: Pablo Larraín

Ano: 2012

País: Chile

4. Salvador Allende

Direção: Patricio Guzmán

Ano: 2004

País: França

5. La ciudad de los fotógrafos

Direção: Carito Pere

Ano: 2006

País: Chile

6. Violeta foi para o Céu

Direção: Andrés Wood

Ano: 2011

País: Argentina, Brasil, Chile.

7. ReMastered: Massacre no Estádio

Direção: Bent-Jorgen Perlmutt

Ano: 2019

País:EUA

8.Neruda

Direção: Pablo Larraín

Ano: 2016

País: Chile, Argentina, França, Espanha, EUA

 

Fonte: MST.org

 

 

 

 

 

 

 

Comente