OSVALDÃO (2014)

Já ouviram falar no Osvaldão?

Pois é. Em muitos livros tradicionais de história ele é visto como um terrorista da guerrilha do Araguaia, na ditadura militar, mas neste documentário “Osvaldão” é percebido como um herói.
Em tempos de pandemia, debates acerca do que significa fascismo, polarização política e pedidos de intervenção militar no Brasil, o cinema pode ser visto como uma ferramenta para uma transformação social.
Transformação. Para Regina Helena Alves da Silva, professora do Departamento de história da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a discussão sobre a ditadura militar é muito pouco retrabalhada pela sociedade no Brasil – em contraste com outros países da América Latina.
“Um filme como ‘Osvaldão’ tem uma importância fundamental, principalmente no momento que a gente está vivendo”, diz. “A ditadura militar no Brasil é uma coisa que temos imensa dificuldade de rediscutir, reorganizar a memória para que isso possa ser esclarecido, enfrentar a tortura e o assassinato”, enfatiza a docente.
Em muitos sites de avaliação de filmes sua avaliação não é muito boa, por se mostrar um documentário linear, com pouca criação e uma direção modesta. No entanto, o trazemos aqui como sugestão para aqueles interessados em saber do que se trata história oral e o valor que ela tem para desconstruir conceitos e imagens dos heróis e vilões da história brasileira.

 

Comente