Eu, Daniel Blake

Quem nunca passou por uma situação como a de Daniel Blake?

Providencia tudo que é tipo de documento. Quando chega no atendente…..Pimba! Falta mais uma foto 3×4.

É a burocracia do Estado ou as ferramentas do sistema capitalista financeiro. Uma burocracia assassina amarrando o cidadão comum às entranhas do lucro, seja para grandes corporações ou sei lá mais quem quer que seja que se alimenta da saúde mental dos sujeitos comuns, meros mortais emaranhados numa teia consumistas com a sensação de um mundo em chamas.

É assim que o viúvo Daniel Blake, um marceneiro de 59 anos de idade de Newcastle, sofre um ataque cardíaco. Embora seu cardiologista não tenha permitido que ele voltasse ao trabalho, Daniel é considerado apto a fazê-lo após uma avaliação da capacidade de trabalho e o foi negado subsídio de emprego e apoio. Ele fica frustrado ao saber que seu médico não foi contatado sobre a decisão e solicita uma apelação, um processo que ele acha difícil porque precisa preencher formulários on-line e não possui conhecimentos de informática.

O filme ganhou a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2016, o Prix du Public no Festival Internacional de Cinema de Locarno 2016, e o BAFTA de 2017 para o Melhor Filme Britânico.

 

Disponível na Netflix.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Ken Loach
Ano: 2016
Elenco: Dave Johns
Gênero: Drama
País: Reino Unido, França e Bélgica.

Comente