Uma Vida Oculta

UMA VIDA OCULTA

Filme maravilhoso que narra a história de um fazendeiro austríaco, Franz, que se nega a lutar pela Alemanha e jurar lealdade à Hitler na Segunda Guerra Mundial. É preso, torturado e condenado à morte. Um libelo contra a tirania, o totalitarismo e a intolerância. Uma história comovente, uma homenagem a todos que sucumbiram e ainda estão a sucumbir ao fascismo.

O filme, muitas vezes, é lento por divagar no porque ele teria que jurar fidelidade à Hitler, tendo a mulher dele, as três filhinhas e suas responsabilidades de sujeito do campo. Entretanto, a divagação é necessária, pois o preço a pagar é gigantesco.

Franz tem que conviver com os vizinhos cuspindo nele.  Depois de preso, o filme mostra os intolerantes atirando pedras em crianças de 4 anos. Cenas e diálogos, aliás, que nos remete aos tempos atuais, quando abordamos temas como ódio, crimes, mau-caratismo e, o mais importante, a banalização e normalização destes.

Uma produção norte americana, inglesa e alemã com direção e roteiro de Terrence Malick e August Diehl interpretando Franz de forma brilhante.

Fotografia belíssima.

Disponível no Telecine.

Comente