A DESPEDIDA (2019)

A DESPEDIDA

Billi (Awkwafina) está na casa dos 30 anos, mora em Nova York e não conseguiu conquistar estabilidade financeira em sua vida, motivo pelo qual é cobrada pelos pais chineses, que também moram na cidade. A jovem  conseguiu se manter próxima da sua avó, que vive na China. Elas se falam com frequência pelo telefone e têm um carinho especial uma pela outra, o que motiva os demais familiares a esconderem, inicialmente, a condição da matriarca Nai Nai (Shuzhen Zhao) de Billi.

Nai Nai tem câncer terminal e tem pouco tempo de vida. Ela mesma não sabe disso, algo que, por mais estranho que pareça, é bastante comum na China. Os próprios médicos apresentam os diagnósticos para os familiares e concordam em não passar para o paciente a gravidade de uma determinada condição. E, é por conta dessa situação triste e complicada que os filhos e netos da simpática senhorinha decidem organizar um casamento às pressas para servir como “A Despedida “, título do filme em português.

Uma ótima produção independente e baseado numa experiência real da diretora Lulu Wang, “A Despedida” rendeu o Globo de Ouro e o Gotham Awards de Melhor Atriz para Awkwafina, além de ter vencido o Spirit Awards (o Oscar indie) de Melhor Filme e Melhor Atriz Coadjuvante para Shuzhen Zhao. Um filme que retrata uma despedida melancolicamente engraçada, colocando duas culturas (ocidental e oriental) frente a frente numa perspectiva de como lidamos com o final de uma vida.

 

Comente