Educação em cena – parte 1

Educação escolar 

O conceito de educação no seu sentido mais amplo pode compreender diversos significados e abranger todos os sujeitos e os mais variados espaços. “Em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela: para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar” (BRANDÃO, 1985,). Contudo, pontuaremos de forma breve, nesta primeira parte, a educação escolar e o poder que a escola tem de contribuir na transformação da sociedade.

A escola é concebida como espaço de relações sociais e humanas. “Como instituição social, ela tem tanto contribuído para a manutenção quanto para a transformação social” (GADOTTI, 2016). Portanto, como instituição, a escola pode ser definida como:

“Uma organização complexa composta por relações formais e informais entre membros docentes e entre estudantes. Ao passo que é integralmente sujeita às normas da comunidade e a outras importantes condições societais, os seus alunos e professores criam seu próprio currículo vivo à medida em que interagem nas salas de aulas. Em suma, a escola constitui um sistema social diverso e complexo com um múltiplo de partes interdependentes.” (Richard A. Schmuck 1980)

Sendo a escola, então, um espaço social diverso e complexo, têm-se os sujeitos nelas envolvidos como principais personagens no processo de contribuição para a transformação da sociedade. No momento em que falamos em sujeitos e transformação social, estamos partindo da ideia que a educação não é neutra, ela é política. Aqui, o político, em seu sentido mais amplo, significa, portanto, “a produção da convivência entre pessoas e grupos” (PARO, 2010).

Porém, assim como no campo da política e no desenvolvimento econômico de uma nação, o campo da educação tem também disputa de forças de diversos segmentos sociais e de espectros diferentes da política de movimento e partidária. Na segunda parte desta matéria sobre a Educação em Cena, entraremos neste ponto. Por hora, abaixo seguem as primeiras 5 indicações de filmes com a Educação como tema.

Até a próxima!

1 MADADAYO (1983)

2 COMO ESTRELAS NA TERRA (2007)

3  ENTRE OS MUROS DA ESCOLA (2008)

4 O JARRO (1992)

5 O ALUNO: UMA LIÇÃO DE VIDA (2010)

 

Comente