Fé Corrompida (First Reformed)

Um filme que consegue unir religiosidade e seus questionamentos políticos com a temática do aquecimento global , em um excelente drama que não deposita muita esperança na humanidade. Uma obra que remonta a história de um líder religioso protestante com indagações acerca da fé e da moralidade, enquanto pastor de uma igreja em declínio.

No entanto, o que me chamou a atenção, particularmente, foi o diálogo entre o pastor, interpretado por Ethan Hawke, com um depressivo ativista a respeito do aquecimento global. Simplesmente genial e perturbador!

Um diálogo que me fez refletir e relacionar esse tema (aquecimento global) com a triste realidade de pandemia de Covid-19 descontrolada que o Brasil viveu a partir do inicio do ano de 2020 até meados do ano de 2022. Uma reflexão acerca de todos aqueles que negam a ciência e obscurecem as poucas luzes que insistem em aparecer no final do túnel.

Pois é diferente negar o aquecimento global frente a negação da pandemia. No primeiro caso, as consequências são a médio prazo, no segundo podem ser em poucos dias após a infecção. Essa negação frente a uma catástrofe imediatista da pandemia faz do momento histórico vivido, no início da terceira década do século 21, um período nebuloso, sombrio e de possíveis quebras de paradigmas. Estes pormenores, portanto, fazem com que First Reformed, de certa forma, não deposite tanta esperança na humanidade.

First Reformed (Fé Corrompida)

Ano: 2017

Direção: Poul Schrader

Comente