O mundo global visto do lado de cá

A Convenção de Washington, na década de 90, com o intuito de retomar o desenvolvimento econômico da América Latina, criou uma espécie de bula, sugerindo a austeridade fiscal, juros altos para atrair investimentos estrangeiros e grandes privatizações. A alegação era que os Estados do terceiro mundo não tinham condições de administrar seus recursos.

O resultado todos (ou alguns) já sabem: fortes revoltas em diversos países, como Bolívia onde, inclusive, conseguiram nacionalizar algumas estatais privatizadas pelo governo neoliberal de ocasião.

O filme traz esta abordagem de globalização e muito mais. O diretor Sílvio Tender, a partir de uma entrevista com o geografo Nilton Santos, transforma a mesma numa produção cinematográfica fantástica, trazendo a luz o debate acerca da desigualdade social, da exploração capitalista global e sobre alternativas políticas de como superar um sistema acumulativo econômico cruel e predatório.

NILTON SANTOS, MAIS QUE UM GEÓGRAFO

Nilton Santos vai muito mais além da geografia. Ele dialoga com todas as áreas do conhecimento, levantando questões relevantes que nos remete a reflexão da repetição de fatos históricos cíclicos alimentadores da pobreza, que sempre beneficiaram uma porcentagem mínima de famílias ao redor do mundo.

O mundo global visto do lado de cá é uma obra prima obrigatória de ser vista mais de uma vez!

Comente