Deu a louca no Mundo

It’s a mad mad mad mad world, 1963

Por Ike Nicotti*

Após deixar a prisão, Smiler Grogan (Jimmy Durante) vai atrás dos US$ 350 mil que roubara 15 anos antes. No caminho, dirigindo por uma estrada tortuosa e deserta, ele sofre um acidente e cai com seu carro em um precipício. Um grupo de oito motoristas que viajavam pela mesma estrada e testemunharam o ocorrido param para tentar ajudá-lo, e acabam vivendo uma experiência que muda seus planos… e suas vidas!

Antes de morrer, Smiler dá pistas sobre onde escondeu a fortuna roubada. Como ninguém chega a um acordo sobre como dividir a fortuna, tem início uma louca e desesperada corrida ao tesouro, que acabará envolvendo cada vez mais pessoas no caminho, culminando numa série de trapalhadas e confusões.

Uma das melhores comédias que já vi! Um clássico com atores maravilhosos e um elenco lendário! Até Buster Keaton, os Três Patetas e Jerry Lewis fazem uma pontinha no filme! E a história é bem simples.

Uma comédia de altíssima qualidade, uma ótima produção! Formidável! Uma aula de cinema, tudo afiado: direção, atuações, trilhas, roteiro, etc! 163 minutos que voam!

E pessoal!!! Não se surpreendam se ouvirem críticas como as de ser um filme chato demais ou muito longo! Este último, era uma característica dos filmes antigos. Já ouvi dizerem que o filme se destaca por personagens caricatos, atuações forçadas e cenas arrastadas. Mas não deixa de ser um filme fantástico. É garantia de riso do inicio ao fim. Como disse acima, são quase três horas de duração que passam voando.

Achei o filme tão divertido e acontecem tantas coisas o tempo todo que a gente fica atento a cada segundo. Conseguiu me arrancar boas gargalhadas, cenas rocambolescas de humor e ação muio bem feitas para a época. Enfim!!! Diversão Garantida.

Um clássico da comédia mundial. O filme ganhou um Oscar na categoria “Melhor Edição de Som”, sendo indicado, ainda, para “Melhor Fotografia”, “Melhor Montagem”, “Melhor Mixagem de Som”, “Melhor Trilha Sonora” e “Melhor Canção Original”.

Recebeu também duas indicações ao Globo de Ouro para “Melhor Filme de Comédia ou Musical” e “Melhor Ator em Comédia ou Musical” pela atuação de Jonathan Winters, perdendo, respectivamente, para Tom Jones e Alberto Sordi que atuou no filme italiano     Il-Diavolo.

Em 2000, o longa foi considerado o 40º (quadragésimo) melhor filme de comédia dos Estados Unidos numa lista de 100 filmes feita pelo American Film Institute. Abaixo, filme completo:

*Advogado e escritor no blog Hawks and Doves.

Comente