A Diversidade em Animação - Tem que ver
domingo, setembro 26, 2021

Curtas da Disney e a Diversidade

A diversidade é uma palavra de definição simples, mas que muitas vezes exige complexidade para ter seu entendimento pleno. Mas afinal, o que é a diversidade?

Diversidade não pode ser explicada sem o entendimento sobre o caos. O caos é muito temido pela humanidade. No caos nos desorganizamos, brigamos, nos desentendemos, adoecemos e matamos. É por isso que, desde pequenos, aprendemos na escola a colocar triângulos em encaixes triangulares e quadrados em encaixes quadrangulares; dividimos o reino animal, o vegetal e o mineral; denominamos grandezas e números, pois se não fosse assim, estaríamos no caos.

Essa busca para não entrar no caos, fez com que começássemos a categorizar tudo que percebemos no nosso mundo. A partir disso demos início a um processo de definir e a apontar algumas categorias melhores que as outras. Ora, se o método de se livrar do caos não é um simples ato de dividir a humanidade em alguns superiores e outros inferiores, o que é isso então?

Pois é, essa introdução filosófica sobre diversidade, caos, categorias e exclusão nada mais é para apresentar pra vocês a minha satisfação de assistir alguns curtas da Disney. Entre eles Out, ao qual conhecemos o primeiro protagonista gay de uma animação Disney, e Fitas, que traz a história de uma menina autista.

Tem também Kitbull, que conta a história de um pittbull que é obrigado a participar de lutas de cachorro, mas é super dócil. Minha sobrinha quase chora no início, mas é muito bacana.

Indico também Smash and Grab, onde depois de anos trabalhando dentro da casa de máquinas de uma locomotiva, dois robôs ultrapassados arriscam tudo pela liberdade e o companheirismo um nutre pelo outro.

Esses e muito mais você pode assistir no DineyPlus

Tags: , , , , , , ,