Marcado pela diversidade étnica e cultural, o Rio Grande do Sul abriga hoje milhares de imigrantes palestinos e seus descendentes. As comunidades nascidas da nakba – palavra árabe cujo significado é catástrofe ou desastre – buscam, na diáspora, a integração plena e uma nova cidadania no Brasil. Hoje, tratam de sobreviver, crescer e conquistar o reconhecimento por sua contribuição econômica, social e cultural.
Mas quem são esses imigrantes e refugiados? Como vivem, preservam suas identidades e se relacionam com as sociedades locais? Como veem sua realidade presente e o seu futuro? Seus sonhos de paz foram realizados? Pretendem voltar à terra onde nasceram? Como percebem as atuais tempestades políticas na Palestina ocupada? Com cenas filmadas no sul do Brasil e no Oriente Médio, o documentário “A Palestina Brasileira” revela as raízes, o grau de integração, a sensação de pertencimento de seis famílias alcançadas pelos preconceitos, perseguições e guerras.
Questiona sua atual condição, e mostra como homens, mulheres e jovens se situam frente aos seus direitos e aos valores éticos e religiosos de sua cultura tradicional. São narrativas do vivido, que resgatam lugares perdidos e histórias que ficaram para trás. São memórias compartilhadas, cartas, fotografias e recordações que revivem o passado e o quanto dele ainda resta no presente.
Produção: Caco Schmitt
Roteiro e direção: Omar L. de Barros Filho
Produtora: CenaUm Produções Ltda
O documentário é a produção em cartaz do mês de novembro do Cine Salinha do Colarte.
CINE SALINHA COLARTE
24 DE NOVEMBRO, SEXTA-FEIRA
ÀS 19:OOh.
No BAR DA TIROL
Av. da Igreja, 751, Centro, Tramandaí-RS