A PÉ ELE NÃO VAI LONGE (2019) - Tem que ver
domingo, setembro 26, 2021

A Pé Ele Não Vai Longe (Don’t Worry, He Won’t Get Far On Foot)

Serenidade para aceitar as coisas que não podemos modificar;

Coragem para mudar aquelas que podemos;

E sabedoria para distinguir uma da outra.

Esta simples oração- sim, uma oração, mas não necessariamente palavras de ordem religiosa- tem muito significado para milhares de pessoas alcoolistas, mas que hoje se encontram sóbrias.

Alcoolismo é uma doença. Uma doença que não tem cura e que leva o sujeito para a cadeia, para a clínica e, por fim, para o cemitério. Um sujeito dependente de álcool que faz de seu uso uma forma de desgraçar a sua vida, só pode entrar no caminho de sua recuperação quando aceitar a sua condição de derrotado.

E John Callahan (Joaquin Phoenix) é um alcoólatra. Daqueles alcoólatras que seguiram direitinho a cartilha do bebedor problema, enfrentando caos social, psicológico e, por fim, quase morte. No entanto, o fato de não ter morrido foi o que salvou a sua vida.

Após mais uma noitada de trago, John sai enlouquecido dirigindo pelas ruas da cidade quando, colide com o automóvel num poste. Resultado: John fica tetraplégico.

John perde quase todos seus movimentos, mas não perde a sua vida e, este fato, por incrível que pareça, o leva ao caminho da sobriedade. Sofrendo mais um pouco nas mãos da bebida, Callahan é apresentado a irmandade de Alcoólicos Anônimos.

No A.A., passa então a conhecer uma nova forma de viver. Através de um programa de vida, aquele bebedor problema sofredor passa a aceitar o alcoolismo como uma doença, entende que só um Poder Superior a ele mesmo poderia o devolver a sanidade e que, através da percepção de que deveria se viver um dia de cada vez e fazer primeiro as primeiras coisas, era possível ser feliz.

E de certa forma Jonh Callahan foi. De um bêbado sofredor e fedorento, se tornou um dos mais geniais cartunistas da modernidade. Com suas caricaturas ácidas e seus desenhos debochados, este ilustre e ímpar artista criou alguns inimigos, mas uma imensa legião de admiradores. Seja pelo seu talento ou pela sua persistência em vencer uma doença incurável.

Tags: , , ,