Abordando a História: Carlos Marighela - Tem que ver
terça-feira, março 9, 2021

Em 1964, houve um golpe militar no Brasil. No lugar do presidente deposto João Goulart, instalou-se uma junta que logo seria substituída pelo primeiro presidente do golpe: Castelo Branco. Ali se iniciou um dos períodos mais repressivos e violentos da história da política brasileira, a ditadura militar, que se manteve no poder até 1985. E hoje percebemos, devido à pesquisa realizada sobre a representação cinematográfica da ditadura militar no Brasil , que a filmografia brasileira tem produzido muitos filmes sobre o tema. Carlos Marighella é um personagem deste momento histórico do Brasil.

Marighella criou a Ação Libertadora Nacional (ALN) em 1968, um ano depois de ter sido expulso do PCB. A ALN foi uma das organizações da esquerda armada mais ativa durante o regime militar, e entre suas ações, destaca-se o sequestro do embaixador americano Charles Burke Elbrick. Marighella escrevia também livros que se tornaram manuais para os guerrilheiros, vivendo na clandestinidade. Foi assassinado em 4 de novembro de1969. O governo brasileiro reconheceu publicamente a responsabilidade pela morte de Marighella em 1996.

 

Apresentamos dois filmes sobre o tema:

Marighella (2019)

Dirigido por Wagner Moura, baseado na vida de Carlos Marighella. O filme, adaptado da biografia Marighella – O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo, de Mário Magalhães, é o primeiro de Moura como diretor e conta com Seu Jorge como protagonista, Adriana Esteves, Bruno Gagliasso e Humberto Carrão, entre outros.

O filme estrearia nos cinemas brasileiros em 20 de novembro de 2019, dia nacional da Consciência Negra, porém foi adiado (censurado) para 2020 devido a problemas  com a Agência Nacional do Cinema. 

 

Marighella (2011)

Dirigido por Isa Grispum Ferraz, o filme se estrutura em sete capítulos, batizados a partir de pistas públicas que a ajudam a decifrar o enigma privado. A trajetória do militante é assim resumida, das origens modestas à caça mais cobiçada pela repressão militar após o golpe de 1964, passando pela adesão ao PCB, por prisões e longos períodos de clandestinidade, pela ruptura com o partidão e pela guinada para a resistência armada contra a ditadura. O filme conta também com a ótima trilha sonora dos Racionais MCs

Abaixo, o filme completo

Tags: , , , , , , , , ,

Últimos posts

Uma Vida Oculta

Uma Vida Oculta

dezembro 19, 2020
DIVINO AMOR

DIVINO AMOR

janeiro 6, 2021
Oriente Médio em Cena

Oriente Médio em Cena

novembro 6, 2020
Você não estava aqui

Você não estava aqui

janeiro 18, 2021

Siga

INSTAGRAM

Mais lidos

Publicidade