Bruxas e Horrores em Cena - Tem que ver
segunda-feira, novembro 29, 2021

Bruxas e Horrores em Cena: A História do Halloween

Conhecido popularmente por dia das bruxas, no dia 31 de outubro, o mundo inteiro se diverte e comemora o Halloween. E o Halloween, pra quem não sabe, tem mais de 3 mil anos de tradição. Uma tradição passada de geração em geração, já que não existe nenhum documento que fale sobre isso.

A história remonta as primeiras comemorações sendo praticadas pelos Celtas, povo que era politeísta e acreditava em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza. Nesta data, o povo Celta comemorava a passagem do ano de seu calendário e o fim do verão e durava 3 dias. No entanto, tinha um porém.

Acreditava-se que nesse dia os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por esse motivo, eram usadas fantasias e a festa era repleta de artefatos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos.

Já na Idade Média, o evento foi condenado por ser considerado pagão e foi denominado como “dia das bruxas”

Em 2003, a data do dia 31 de outubro, também foi considerada o dia do Saci.  O intuito foi resgatar e valorizar o folclore do nosso país, promover a cultura nacional e as tradições brasileiras.

A seguir, alguns filmes para assistir em épocas de bruxas:

A Bruxa de Blair (1999)

Três estudantes de cinema embrenham-se nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo encontrada na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino. (Prime)

Invocação do Mal (2013)

Os investigadores paranormais Ed e Lorraine Warren trabalham para ajudar a família aterrorizada por uma entidade demoníaca em sua fazenda. (Prime)

Corrente do Mal (2015)

A jovem e despreocupada Jay leva uma vida tranquila entre escola, paqueras e passeios no lago. No entanto, após uma transa, o garoto com quem passou a noite lhe explica que ele carregava no corpo uma força maligna, transmissível às pessoas apenas pelo sexo. (Prime)

A Bruxa (2015)

Em uma fazenda no século 17, uma histeria religiosa toma conta de uma família que acusa a filha mais velha pelo desaparecimento do seu irmão ainda bebê. (Netflix e Globoplay)

A maldição da Residência Hill (2015)

Cinco irmãos que cresceram na mansão Hill, a casa mal-assombrada mais famosa dos Estados Unidos cresceram. Agora adultos, eles retornam ao antigo lar e são forçados a confrontar os fantasmas do passado, após o suicídio da irmã mais nova. (Netflix)

Morto não Fala (2018)

Stênio é plantonista noturno no necrotério de uma grande e violenta cidade. Em suas madrugadas de trabalho, ele nunca está só, pois possui um dom paranormal de comunicação com os mortos. Quando as confidências que ouve do além, contudo, revelam segredos de sua própria vida, Stênio desencadeia uma maldição que traz perigo e morte para perto de si e de sua família. (Vivoplay)

Mata Negra (2018)

Em uma floresta do interior do Brasil, a jovem Clara vê sua vida mudar para sempre quando encontra o Livro Perdido de Cipriano, cuja magia, além de conceder poder e riqueza a quem o possui, é capaz de libertar uma terrível maldição sobre a terra. (Vivoplay)

Histórias assustadoras para contar no escuro (2019)

A cidade de Mill Valley é assombrada há décadas pelos mistérios envolvendo o casarão da família Bellows. Em 1968, a jovem Sarah Bellows, uma garota problemática que mantinha um mau relacionamento com os pais, foi ao porão para escrever um livro repleto de histórias macabras. Décadas mais tarde, um grupo de adolescentes descobre o livro e começa a investigar o passado de Sarah. No entanto, as histórias do livro começam a se tornar reais. (HboMax)

Canto dos Ossos (2020)

Duas vampiras decidem se separar, seguindo rumos diferentes em suas vidas. Décadas depois, uma delas é professora do ensino médio em uma pequena cidade litorânea, enquanto a outra vive pela noite caçando suas presas.

 

 

Tags: , , , , , , , , , ,