Cine Salinha: O Verdadeiro Cinema do Litoral

Por Álvaro Nicotti

Gosto muito de morar em Imbé e transitar pelo centro de Tramandaí. Caminhar pela beira da praia, comer um açaí na Barra e ver os botos cooperarem na pesca da tainha, junto aos pescadores humanos e outras aves “oportunistas” que por lá procuram sempre tirar uma “boquinha” das tarrafas puxadas das águas. Ou então fazer todo o trajeto da Alamedas dos Eucaliptos (na verdade são casuarinas misturadas com uma remessa de plantio de árvores nativas) costeando o córrego d´agua, tapado traíras, tartarugas e uma variedade de pássaros. Se der sorte, vê até lontra e jacaré.

Adoro morar no litoral. Não me interesso em retornar para a selva de concreto, salvo se for para ir ao cinema. 

No entanto, aqui por essas bandas do litoral gaúcho, existe o Cine Salinha! Uma programação especial da sétima arte bem no centro de Tramandaí, na sala de cinema do Colarte.  O Colarte é um Coletivo de Artistas Independentes  fundado em 2013 e atualmente um ponto de cultura, com o propósito de promover e fortalecer a arte e a cultura no litoral norte do Rio Grande do Sul.

O Cine Salinha conta com apoio o do site TemQueVer e exibe filmes, curtas e documentários produzidos no estado do Rio Grande Sul. Após a exibição dos filmes, as pessoas que comparecem ao local participam de uma roda de conversa com convidados especiais. Além disso, na casa Colarte, é possível fazer tudo isso tomando uma cervejinha ou apreciando um bom café.

No ano de 2024, o Cine Salinha aumentou sua programação e apresentou para o público lançamentos de videoclipes e mostras de cinemas, como a Mostra de Cinema Etnoracia IEE Barão de Tramandaí a Mostra Internacional de Animação

A mostra de curtas-metragens de animação aconteceu simultaneamente em mais de 200 cidades brasileiras, oferecendo ao público exibições gratuitas e com acessibilidade. Foram animações das  mais diversas abordagens temáticas, se destacando os curtas infantis, gaúchos e de educação ambiental.

A Mostra de Cinema Etnoracial, foi iniciativa inédita que levou ao público uma seleção especial de produções audiovisuais focadas na temática étnico-racial e na educação antirracista. Realizada nos dias 29 e 30 de outubro e 7 e 8 de novembro, a mostra visou estimular o debate pedagógico e crítico sobre diversidade cultural, utilizando o cinema como ferramenta de transformação social e educação.

Se não da para ir a Porto Alegre pegar um cinema, não tem problema. Olha a programação do Cine Salinha que sempre vai ter alguma coisa boa para assistir.

Compareça! Vale a pena!

Comente