Cinema de Rua: Um passeio por Recife e Porto Alegre

Por Leonardo Lima*

Cinema São Luiz

Inaugurado no dia 6 de setembro de 1952, o São Luiz é o mais emblemático cinema de rua do Recife e um dos raros ainda em funcionamento no país. Situa-se às margens do Rio Capibaribe e na cabeceira da Ponte Duarte, no térreo do Edifício Duarte Coelho, ocupando os quatro primeiros pavimentos do prédio, que tem catorze andares ao todo.

Tem seu estilo arquitetônico com referências à art déco. À época de sua construção comportava mil trezentos e quarenta pessoas. Depois da reforma, por conta de acessibilidade e ergonomia, passou a suportar uma lotação de oitocentas pessoas. Em 2008, foi tombado como monumento histórico pelo Governo do Estado de Pernambuco que, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), trouxe de volta ao público o tradicional cinema. 

Em 2015, o Cinema São Luiz inaugurou seu novo projetor digital Barco 23B 4K, com capacidade de projetar filmes em 3D. O São Luiz agora também conta com um servidor digital e novos processadores e amplificadores de som para formato Dolby 7.1.

Cinema de Rua: História e Experiências

No vídeo abaixo, você confere um bate papo entre o professor e pesquisador Álvaro Nicotti e o crítico de cinema Leonardo Lima. Uma conversa descontraída recheada de conteúdo acerca de diversos temas, mas sempre costurando com a temática do cinema de rua.

*

*Recifense, 38 anos, sociólogo, aliado do feminismo e do movimento LGBTQIAP+, antirracista e torcedor do Santa Cruz. Crítico de cinema, mantenho no Instagram a página Cine Mulholland e um perfil na rede social cinéfila Letterboxd. Também sou integrante do Podcast Cinema em Movimento e do site Urge!

Comente