Concurso de vídeos: Histórias imaginadas – litoral, literatura e produção audiovisual

Por NIDI*

No sábado, dia 2 de setembro, aconteceu a cerimônia de entrega das premiações aos vencedores do Concurso de vídeos: Histórias imaginadas – litoral, literatura e produção audiovisual, no Hotel Mares do Sul, em Tramandaí.

O Concurso buscou estimular a produção de vídeos produzidos no litoral gaúcho. “Foram recebidas inscrições de diversos municípios da região, revelando especialmente o potencial que se tem”, destacaram os organizadores Airton Tomazzoni, Marcelo Cabrera e Tati Missel.

O primeiro lugar ficou com “Um salva vidas dizendo para os peixinhos não irem para a beira” de Emilly Cristina Lima Gomes, Erick Rodrigues Oliveira, Bryan Rafael Lima Alves. Uma série de ilustrações que uma narrativa singular e bem humorada para texto do livro Dentro do olho do peixe. Com um poema autoral, o 2°lugar ficou com a estudante Emily Manuela, intitulada “A (mar)” num tributo sensível ao oceano. “O menino na beira do mar”, também inspirado no livro “Dentro do olho do peixe” ficou com o terceiro lugar, por seu delicado trabalho de animação sobre o afeto de um menino por um peixinho, de Érica, Nayuri, Icléa, João Pedro.

Emily Gomes e o professor Álvaro Nicotti

Os premiados como Destaque Artístico foram Rafael Vitorino de Tavares, pela cuidadosa e diferenciada criação misturando dança e literatura no vídeo, “Dentro do Meu Livro “, criado a partir da obra de Marisabel Lehn e Ana Carolina Jaques Dias da Rosa de Imbé pela animação do poema “A dança dos Botos da barra do Rio Tramandaí”, de Maximiliano da Rosa.

Recebem a Menção Honrosa as EEEM Luiz Moschetti de Capão da Canoa e EMEF Professor Raimundo Fernandes de Oliveira de Arroio do Sal pelas inúmeras inscrições recebidas de seus estudantes.

Público antes da premiação

Duas ações fora da competição pela sua extrema relevância receberam premiações Hors Concours. Nessa categoria estiveram o projeto EcoBarão e Ana Mayresse, Ana Melo, Laura Barasetti e Guilherme Oliveira pela excelência artística do roteiro, direção, atuação e edição do vídeo Dentro do Olho do Peixe.

A iniciativa foi do Núcleo Imagem e Dança de Imbé – NIDI com o projeto Literatura em 5 tempos: ações artísticas de fomento e incentivo à leitura e à produção literária no litoral norte aprovado no Financiamento Pró-cultura RS FACpublicações.4

Em breve as produções vencedoras estarão disponíveis no canal do NIDI, no YouTube.

*Núcleo IMAGEM e Dança de Imbé

Comente