Consequências Climáticas- Curta Metragem

Segundo as Nações Unidas, o ano de 2023 será o ano mais quente já registrado na história. Além disso, estamos vivenciando o fenômeno El Niño na sua mais agressiva aparição.

O El Niño e a La Niña são partes de um mesmo fenômeno atmosférico-oceânico que ocorre no oceano Pacífico Equatorial. Quando suas águas estão mais quentes do que a temperatura normal, denominamos de El Niño e quando estão mais frias, de La Niña. A mudança na temperatura do oceano Pacífico Equatorial acarreta efeitos globais na temperatura e precipitação.

O fenômeno El Niño, neste ano de 2023, pode ter sido o mais intenso já registrado.  Suas consequências puderam ser vistas nos eventos climáticos neste inverno, principalmente no Rio Grande do Sul. Quantidade excessiva de ciclones de alto grau de destruição. Chuvas constantes com poder de causar enchentes históricas, como a do rio Taquari. Ondas de calor de elevar as temperaturas a níveis recordes para o período do inverno.

Em contra partida, as regiões Norte e Nordeste, sofreram e sofrem com a seca.  Aliás, no Brasil, foi identificado pela primeira vez uma região onde o clima pode ser registrado como semi árido.

O caso da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, é mais delicado e preocupante. A região passa pela maior seca de todos os tempos, apresentando um número de focos de incêndios nunca antes vistos. Comunidades indígenas inteiras afetadas pelos impactos ambientais, ecossistemas complexos debilitados, rios e mangues secando ao extremo, culminando na mortandade de centenas de botos e outras espécies. Um cenário desolador que só traz ainda mais angústia por sabermos que pouco ainda se faz para reverter esse quadro.

As mudanças climáticas já são consenso científico. A ação humana tem reflexo direto no aumento da temperatura média do planeta. Não é exagero afirmar que estamos entrando no chamado período do Antropoceno e do Capitoloceno.

A seguir, o TemQueVer apresenta um curta metragem com direção e atuação de estudantes do ensino médio do Litoral Norte do RS que aborda o tema Mudanças Climáticas

Um pouco sobre a produtora do curta metragem

A Fogalb Films é uma espécie de produtora independente, onde eu coloco meus roteiros em prática com os recursos limitados que eu tenho, apenas pra estudar, treinar e também dar oportunidades pra pessoas que queiram começar a atuar em alguma produção audiovisual.

Comente