De Cannes para o Imbé-RS

O dia em que Litoral Norte lotou uma sala de cinema para assistir diretor premiado de Cannes.

Neste ano de 2025, o Brasil brilhou de forma espetacular no cinema, como raras vezes havíamos presenciado. Primeiro, com Ainda Estou Aqui, e agora com O Agente Secreto. Este último conquistou dois prêmios no Festival de Cannes — algo inédito para o nosso país: Melhor Ator, para Wagner Moura, e Melhor Direção, para Kleber Mendonça Filho.

Aliás, é impossível não lembrar de um momento especial do cinema local, especialmente para Imbé. Em uma das sessões do Cine Clube Itinerante TemQueVer, tivemos a honra de exibir o excelente monocumentário Recife Frio, dirigido justamente pelo recém-premiado Kleber Mendonça Filho.

Naquela oportunidade, lotamos a improvisada sala de cinema, montada na sala de jantar medieval do Castelinho de Imbé, atual sede da Secretaria de Cultura do município. A sessão contou ainda com a ilustre participação do crítico de cinema recifense Leonardo Lima, que compartilhou conosco reflexões sobre essa obra única, dentro de um contexto que ecoava fortemente: o das enchentes que o estado do Rio Grande do Sul vivia naquele momento.

Banco de imagens:

Comente