filmes peruanos - Tem que ver
domingo, setembro 26, 2021

PERU: SOCIEDADE, POLÍTICA E CINEMA

O Peru é um país sul-americano localizado no hemisfério sul ocidental, seu território é banhado pelo oceano Pacífico a oeste, limita-se ainda ao sul com o Chile; a leste, com o Brasil e a Bolívia; e a norte, com o Equador e a Colômbia.

O território peruano abrigou a civilização de Caral, uma das mais antigas do mundo, bem como o Império Inca, considerado o maior Estado da América pré-colombiana. O seu território foi elevado a vice-reinado pelo Império Espanhol, no século XVI. Atualmente, o Peru é uma república presidencialista democrática dividida em 25 regiões. A sua geografia é variada, exibindo desde planícies áridas na costa do Pacífico, aos picos nevados dos Andes e à floresta amazônica, características que proporcionam a este país diversos recursos naturais.

A população peruana, estimada em 31 milhões, é de origem multiétnica com um alto grau de mestiçagem, incluindo ameríndios, europeus, africanos e asiáticos. O país é considerado uma nação em desenvolvimento com um nível de pobreza de 34%. O idioma oficial é principalmente o castelhano, ainda que um número significativo de peruanos fale quíchua e outras línguas nativas.

Neste ano de 2021, o Peru está fervilhando, seja pela pandemia Covid-19 que assola o país ou pela eleição mais acirrada das últimas décadas envolvendo extrema esquerda e extrema direita.

Em relação à crise do Novo Coronavírus, o país registra a maior taxa de mortalidade do mundo pela pandemia, com mais de 185 mil mortes. Em 2020, o Peru registrou queda de mais de 11% no PIB (Produto Interno Bruto)

No âmbito político, o pleito de 2021 coloca frente a frente a direita contra a esquerda. De um lado, Keiko Fujimori, filha do ditador Alberto Fujimore, que assumiu a missão de reconstruir praticamente das cinzas o movimento político de direita fundado por seu pai em 1990.

Do outro lado está Pedro Castillo, que saiu do anonimato há quatro anos ao liderar uma greve de professores. Se eleito, seria o primeiro presidente sem vínculos com as elites política, econômica e cultural — ou o “primeiro presidente pobre do Peru”, segundo definiu o analista Hugo Otero à AFP.

Venceu Pedro Castillo.

É por essas circunstâncias que o TemQueVer traz aqui algumas indicações de filmes peruanos. Filmes das mais diversas categorias e tempo. Abaixo, segue nossa lista:

 

EL SOÑADOR (2017)

Cineasta
Adrián Saba
Elenco
Gustavo Borjas Elisa Tenaud Herbert Corimanya

 

NN (2015)

Cineasta
Héctor Gálvez
Elenco
Paul Vega Antonieta Pari Isabel Gaona

 

A PASSAGEIRA (2015)

Cineasta
Salvador del Solar
Elenco
Damián Alcázar Tatiana Astengo Jairo Camargo

 

EL LIMPIADOR (2013)

Cineasta
Adrián Saba
Elenco
Milena Alva Adrian du Bois Carlos Gassols

 

OCTUBRE (2010)

Cineasta
Daniel Vega Vidal, Diego Vega Vidal
Elenco
Bruno Odar Gabriela Velásquez Carlos Gassols

 

EL ABUELO

Cineasta
Gustavo Saavedra
Elenco
Carlos Julio Vega Sebastian Rubio Javier Valdés

 

Fonte:

BrasilEscola

Wikipédia

Elpaís/Brasil

Tags: , , , , ,