Por Juliana Ludwig Justo*
Conhecer lugares é meu hobby, amo. Tive o privilégio de conhecer a Itália, os italianos sabem viver. Vou especificamente falar dos romanos. Os italianos são alegres falantes e vivem, sabem viver.
Faço tanta ênfase, porque caso você acredite, sou capricorniana, e os capricornianos, não sabem viver. São estressados, buscam o poder, sempre preocupados e agora terei que verificar meu ascendente, porque há pouco de capricórnio em mim atualmente. Essa citação fiz para explicar que saber viver sempre me chamou muito atenção, desde jovem, e sempre pensei que só os muito abastados podiam se dar a esse luxo. Hoje vejo que não.
O prazer de não fazer nada é algo que só italiano sabe fazer com tamanha astúcia, felicidade e o melhor de tudo sem culpa.
Aqui no paraíso também aprendemos, temos tempo. Uau, nunca pensei que um dia falaria isso, tenho tempo. Tive uma vida frenética de trabalho, com prazos, pressão e tudo que envolve o mundo acadêmico/corporativo.
Deixar para amanhã! Uau, novamente, nunca deixei nada para amanhã, hoje deixo e sem culpa.
Vou descrever um pouco mais, é importante o leitor entender que isso não é coisa de vagabundo é apenas o tempo que o mar embala e aprendemos a valorizar.
Em dias de chuva não adianta, lavar roupa, limpar a casa não funciona, a umidade e os espaços das casas não permitem. Conselho? Procure deixar sua roupa e sua casa em dia.
Em dias sem vento e com sol é dia de praia, vá sem culpa, porque são raros. No inverno os dias assim são para fazer tudo na rua, mexer no jardim, lavar a roupa, abrir e limpar a casa.
No paraíso para que você possa usufruir dos bons dias organização é importante, procure estar organizada e deixe o tempo comandar, se hoje você pensou em limpar a casa e o dia amanheceu horroroso, mude sua lista, faça o que o mar permite, assim você vai se alinhar com o tempo.
Se isso sempre funciona, não, porque ainda tenho meu trabalho, claro sou minha chefe, então, as vezes a organização não funciona.
A grande questão é não somos escravos do relógio, o tempo é melhor aproveitado. Outra questão é que a cidade é pequena, tudo é perto, você não perde tempo se deslocando, por isso você tem tempo.
Com essa breve descrição escrevo, os italianos e as pessoas que moram na praia sabem viver!!!!!!
*Educadora Física, Mestre em Educação, bailarina, produtora Cultural e Diretora da Bahobah. @ludwigjusto