O Veraneio do Príncipe Negro é um documentário que traz o compartilhamento de saberes, oriundos das histórias faladas nos terreiros, que vieram através das gerações, correndo do ouvido pra boca e da boca pro ouvido. Revela de modo mágico o local onde o Príncipe Custódio fez o assentamento do Bará da Praia no cruzeiro grande da entrada para a praia. Local de muita força e lembramento.
Revela também a origem da centenária Festa de Iemanjá de Cidreira. Fortalecendo o pensamento e a construção cultural da nossa gente da beira, fundada na riqueza das culturas originais de matriz africana que deram estrutura, pelo conhecimento trazido pelo Príncipe Negro, ao Batuque Gaúcho.
Este documentário foi produzido pelo Ponto de Cultura Flor da Areia, pela Casa da Cultura do Litoral e pela Vídeo Produtora O Marisco, e construído com a participação das gentes da beira da Praia da Cidreira e do Balneário Pinhal e financiado pela FAC/LAB da SEDAC-RS através da Lei Aldir Blanc do Governo Federal.
A direção é do Mestre Ivan Therra e o carinho do compartilhamento é do Babalaorixá Rodrigo de Xapanã, da Ialorixá Cyntia de Oxum e do Alagbê Cleber de Oxalá do Ilê Axé de Xapanã e Oxum de Cidreira, também da Ialorixá Eliete de Oyá e do Oni Lu Daniel Maíba do Ponto de Cultura Rincão dos Mamelucos do Balneário Pinhal.