Sempre em Frente

C´mon C´mon- 2021

Por Daniela Damo*

Dirigido por Mike Mills, em parceria com a produtora A24, o filme conta a história de Johnny (Joaquin Phoenix) que é um jornalista de meia-idade e trabalha em uma rádio. Ele é tio do garoto Jesse (Woody Norman), que o enxerga como uma figura paterna. A relação familiar se estreita  ainda mais, quando Johnny e Jesse partem em uma viagem pelos Estados Unidos.

Em Sempre em Frente, Johnny possui um projeto jornalístico onde, atravessando os estados norte-americanos, ele faz diversas entrevistas com crianças sobre seus pensamentos a respeito do mundo, da vida e do futuro. Porém, a pedido de sua irmã, Johnny fica encarregado de cuidar de sobrinho. Jesse traz para a vida do jornalista, uma nova rotina e, conforme a viagem avança pelo país, Johnny começa a olhar seu próprio mundo e suas escolhas de outra forma. Ele acaba exercitando sua sensibilidade em escutar verdadeiramente as crianças, para além do trabalho, a partir da inocência de Jesse, Johnny se vê capaz de levar a sério o que as crianças pensam, sentem ou buscam para a vida.

Conforme o filme passa e o roteiro se desenvolve, o diretor nos mostra complexidade e vários momentos de reflexões existenciais profundas. Destaque também para atuação e química entre os atores, dando leveza e sutileza ao filme que está recheado de simbolismo.

O filme todo em preto e branco traz charme e melancolia, que casa com a história, tom e narrativa da história. O ritmo do filme é lento, mas nesse caso não chega a ser um demérito do longa. A mensagem final sobre o relacionamento dos dois e a questão da “memória” faz todo o desenvolvimento lento fazer sentido, pois a ideia central é justamente nos levar a reflexão.

Em suma, é um filme sensível, humano, emocional e real. Ele mostra uma linda e complexa relação de dois seres humanos completamente diferentes, um no começo da vida, mas que já tem que lidar com os problemas causados por ela, e outro que está em um momento de transição. Me arrisco a dizer que será um forte candidato ao Oscar do próximo ano.

Disponível no Amazon Prime

*Professora de geografia da rede pública de ensino, atuando na rede estadual e na Universidade Federal de Santa Maria, pesquisadora e uma profunda admiradora das artes e todas suas formas.

Comente