Viajo porque Preciso, Volto porque Te Amo

Por Álvaro Nicotti

O filme conta a história de Zé Renato, um geólogo de 35 anos, que faz uma viagem de inspeção no interior do Nordeste para fazer um estudo do impacto de implantação de um canal de água, ligando Xexéu ao Rio das Almas.

No entanto, o filme é muito mais do que isso. É um mergulho nas emoções de um sujeito que se entrelaça com o sentimentos  de outras pessoas e de suas realidades, a medida em que sua viajem se aprofunda no tempo e no espaço

Um excelente road-movie! Singular! Narrado na forma de poesia, no qual a personagem nunca se faz presente na tela trazendo uma diversidade de sentimentos e emoções a quem está assistindo.

Fiquei com o coração apertado em muitos momentos do filme. Mas não de tristeza. Senti um vazio por ele, uma saudade por ele, uma angústia e bastante curiosidade que se transformaram numa vontade danada de viajar pelo sertão nordestino e pelo Brasil. A forma com que ele revela as pessoas que vai conhecendo na viajem é algo contagiante.

Retratos do povo brasileiro. Retratos de sujeitos ocultos que são a verdadeira identidade de um país. Nesse Brasil gigante, eles estão aí em todo logar. Que venham mais retratos reveladores e, de preferência, com essa nostalgia misturada com realismo poético desse lindo filme. Muito bom!

Filme disponível na NetFlix

Comente