Por Breno Matos*
Nos primórdios da sétima arte em terras brasileiras, nasceu uma expressão singular, uma identidade forjada na luz dos projetores. O cinema brasileiro, em seus primeiros passos, capturou a essência do cotidiano, as cores vibrantes da nossa cultura e as histórias profundas do nosso povo. Esse início, lá em meados de 1890 ainda, não foi apenas um marco artístico, mas uma janela aberta para o mundo, mostrando a rica tapeçaria que compõe a nação brasileira.
Ainda que seja triste perceber que, enquanto o cinema nacional florescia, muitos brasileiros aos longos das décadas optam por cobrir os olhos com vendas americanizadas, preferindo assistir somente a filmes estrangeiros, e quando falados em português por um descuido de escolha, estranha a naturalidade da língua materna nas telas por estar tão acostumados com uma dublagem. Esse distanciamento, essa falta de reconhecimento, é uma ferida que perdura, uma cicatriz da busca constante por validação externa.
Ao apresentar uma lista dos Melhores Filmes Brasileiros de Todos os Tempos, não buscamos impor verdades absolutas ou definir de maneira rígida o que deve ser amado ou odiado. Esta lista é, antes de tudo, um convite. Um convite para redescobrir o cinema nacional, para mergulhar nas narrativas que nos pertencem, para reconhecer e celebrar a nossa própria voz.
As listas são reflexos dos gostos e perspectivas de uma época, instantâneos que capturam a preferência dos votantes em determinado momento. Elas não são verdades imutáveis, mas sim pontos de partida para debates, descobertas e redescobertas. Convidamos novos cinéfilos a explorarem esses tesouros cinematográficos, a olharem além das posições e títulos, e a abraçarem a riqueza e diversidade do cinema brasileiro.
Esta lista foi composta através de críticos jovens e veteranos ao redor de todo o Brasil, em especial o grupo "Os Incompreendidos", para celebrar o dia do cinema brasileiro. Que este mergulho na cinematografia nacional seja um despertar para todos nós. Uma oportunidade para remover as vendas americanizadas e estrangeiras que tanto tentam nos amarrar e ver com clareza a beleza que sempre esteve diante de nós.
PARATICIPE DE CONVERSAS SOBRE CINEMA E CULTURA NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP? (Clique aqui)
SEGUE LÁ NO INSTAGRAM
Quer escrever para o TemQueVer? Entre em contato conosco através do chat de nossas redes sociais (Instagram e Facebook) ou pelo email temquevercinema@gmail.com
Aproveite para compartilhar clicando no botão acima!
Esta página foi gerada pelo plugin
Visite nosso site e veja todos os outros artigos disponíveis!