O Dia Internacional da Mulher é uma data comemorativa que foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.
Neste dia, é importante trazer algumas informações sobre a relação que o cinema tem com a luta das mulheres por igualdade. Segundo o site 8M, uma a cada quatro mulheres diz que histórias de mulheres fortes a ajudaram a abandonar uma relação violenta; de todos os filmes lançados na Inglaterra desde 1917, 93% foram dirigidos por homens; 63% das mulheres pensam que mostrar situações de violência doméstica nas telas, ajuda a combate-las na vida real*.
O TemQueVer tem como principal característica ser um site colaborativo. Um site de cinema, cultura, educação e crítica social do litoral norte do Rio Grande do Sul para o mundo inteiro. Um site colaborativo que conta com uma equipe de mulheres professoras, educadoras, pesquisadoras, advogadas, historiadoras, psicólogas que trazem para o público debates sobre temas de relevância social retirados das telinhas do cinema.
Ana Caroline Acosta– Professora, pesquisadora, quintaleira e mãe do Francisco. Atualmente pesquisa Infância e natureza pelo Pgdredes, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Gabriela Manetzeder– Mestre em direitos humanos, advogada familiarista, feminista e coordenadora da Coordenadoria da Mulher de Arroio do Sal.
Succession: poder, política e história
Sthefany Henriques– Historiadora pela Universidade Federal Fluminense, crítica de cinema, criadora da página EOcinemalevou
Daniela Damo– Professora de geografia da rede pública de ensino e do IFSul, atuando na rede estadual e na Universidade Federal de Santa Maria, pesquisadora e uma profunda admiradora das artes e todas suas formas.
Jeanyne Garcia– Historiadora e mãe do Fabian.
Milena da Rosa– Professora de Física e Matemática, Mestre em Ensino de Física
Juliana Ludwig Justo- Educadora Física, Mestre em Educação, bailarina, produtora Cultural e Diretora do espaço cultural BahoBah
Viviane Monteiro– Psicóloga Clínica, Alagoana, Cinéfila e integrante do Podcast Cinema em Movimento.
Filmes Brasileiros: Comédias que te ajudam a liberar serotonina e endorfina no corpo
E todas as estudantes da rede pública do litoral que frequentemente mandam seus textos e críticas.
*Dados de 2022