Brasil x Argentina

Por Álvaro Nicotti*

Uma vitória gigantesca da Argentina sobre uma Inglaterra covarde na semifinal da Copa do Mundo.

Para muitos brasileiros, isso soa como um tapa na cara da nossa seleção infantilizada e metrossexual, que há tempos parece distante da competitividade e da identidade que já teve.

Depois dos 40 anos de idade, entendemos que tudo é feito de ciclos, inclusive no futebol. Vi o Brasil disputar três finais consecutivas de Copa do Mundo (1994, 1998, 2002) e conquistar dois títulos (1994, 2002), enquanto a Argentina atravessava mais de três décadas sem levantar o troféu, chegando ao ponto de perder uma Copa América para a seleção B do Brasil, com gol de Adriano Imperador.

Recentemente assisti a uma boa reportagem sobre o caso da “água batizada” na Copa de 1990, episódio em que integrantes da delegação argentina admitiram anos depois que Branco ingeriu uma substância sedativa durante a partida, sendo considerado um dos episódios mais antiéticos do futebol. Também revi os debates sobre a Copa de 1978, disputada durante a ditadura militar argentina e até hoje cercada por suspeitas em relação ao histórico 6 a 0 sobre o Peru, em um jogo bizarro.

Isso não significa que toda conquista argentina esteja sob suspeita. Mas esses episódios fazem parte da história do futebol e ajudam a explicar por que muitos brasileiros simplesmente não conseguem torcer pela Argentina.

A verdade é que todo mundo está dando opinião sobre por que torcer ou não para a Argentina. Uns dizem que é por serem sul-americanos. Outros falam de racismo, política ou qualquer outro motivo. O que é extremamente relevante e importante, pois dizem que futebol e política não se misturam, quando na verdade nunca se separaram.

Para mim, nesta final de copa do mundo 2026 em específico, a resposta é muito mais simples: eles são nossos maiores rivais no futebol. E o futebol permite torcer contra ou a favor de qualquer seleção sem precisar dar explicações. Rivalidade esportiva, por si só, já basta.

*professor, pesquisador e editor do TemQueVer

****

DEIXE ABAIXO SEU COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO.

PARTICIPE DE CONVERSAS SOBRE CINEMA E CULTURA NO NOSSO GRUPO DO WHATSAPP (Clique aqui)

SEGUE A GENTE NO INSTAGRAM (@temquevercinema).

Quer escrever para o TemQueVer? Entre em contato conosco através do chat de nossas redes sociais (Instagram e Facebook) ou pelo e-mail temquevercinema@gmail.com

Comente

Deixe um comentário