Cinema Negro na Escola: Ferramentas para uma educação anti-racista

Parceria entre Secretaria Municipal da Cultura, UFRGS e coletivo Sigma Cinema, curso tem inscrições abertas até 15 de agosto

Com o objetivo de apoiar educadores que buscam alternativas para oferecer a seus alunos atividades pedagógicas relacionadas ao cinema, a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) lançou a segunda edição do curso “Cinema Negro na Escola”.

Criado com o propósito de democratizar o ensino audiovisual no ambiente escolar, o curso será realizado por meio de formação virtual, oferecendo aos professores e alunos uma discussão sobre questões raciais, a cultura afro-brasileira e sua representatividade na sociedade.

O curso é composto por três módulos, cada um idealizado para uma faixa etária de estudantes: ensino médio e educação de jovens e adultos (EJA); ensino fundamental; e educação infantil. Os professores inscritos terão acesso aos links de 12 filmes nacionais de curta-metragem dirigidos por cineastas negros, e haverá também uma conversa em vídeo entre a programadora responsável pela seleção das obras, cineastas, professores convidados e pesquisadores da educação de cinema.

Reportagem completa você encontra no portal Sul21

Comente