Fantastic Planet - Tem que ver
quinta-feira, junho 17, 2021

Fantastic Planet (francês: La Planète sauvage, lit. The Wild Planet) é um filme de ficção científica de animação para adultos de 1973, dirigido por René Laloux e escrito por Laloux e Roland Topor. É uma história alegórica, sobre humanos vivendo em um planeta estranho dominado por alienígenas humanóides gigantes que os consideram animais, é baseada no romance Oms em série de 1957, do escritor francês Stefan Wul.

Em um futuro distante, os gigantescos humanóides azuis Draags trouxeram seres humanos (que são chamados de Oms como uma brincadeira com a palavra francesa para “homem”, homme) da Terra para o planeta Ygam, onde eles mantêm uma sociedade avançada tecnológica e espiritualmente. Os Oms são considerados seres inferiores e, ou estão na condição de animais de estimação ou estão submerso na vida selvagem, escapando, sempre que necessário, das tentativas de massacre dos Draags para controlar sua população, já que os mesmos Draags têm expectativa de vida muito mais longa do que Oms, mas se reproduzem muito menos.

Curiosidades

 

Um título provisório durante o desenvolvimento era Sur la planète Ygam (On the Planet Ygam), que é onde a maior parte da história acontece; o título atual (The Fantastic / Savage Planet) é o nome da lua de Ygam. A produção começou em 1963. O Fantastic Planet recebeu o prêmio especial do júri do Grand Prix no Festival de Cannes de 1973, e, em 2016, foi classificado como o 36º maior filme de animação de todos os tempos pela Rolling Stone.

 

FICHA TÉCNICA

Diretor: René Laloux
Ano: 1973
País: França e Checoslováquia

Tags: , , , , ,