King Richard – Criando Campeãs

Por Daniela Damo*

King Richard é um filme dirigido por Reinaldo Marcus Green e   inicia com as duas meninas ainda na infância, treinando com o pai (Will Smith) e a mãe (Aunjanue Ellis) em quadras precárias e em busca de um técnico.  Um filme biográfico que aborda a jornada das tenistas Serena Williams e Vênus Williams rumo ao estrelato.  Por isso, cenas do pai tentando convencer treinadores famosos a aceitá-las em suas academias, ou dizendo às filhas “Vocês serão famosas um dia” fazem parte do enredo do filme o tempo todo.  Podemos ver ali um pai determinado, que tenta fazer de tudo para que elas saiam das ruas para asquadras do mundotodo.

Motivado por uma visão clara de um futuro promissor para suas filhas, empregando métodos próprios e nada convencionais de treinamento, Richard tem um plano detalhadopara levar Vênus e Serena Williams a brilharem no tênis.

Richard cresceu tendo que lidar com a questão racial. Por isso, ele quer mudar essa situação para sua família, e o plano de que duas de suas filhas se tornam estrelas no mundo do tênis, é uma visão compartilhada também por sua esposa. O filme aborda bastante essa busca.

Fica claro desde o início que Richard tem muitos obstáculos:  um homem negro tentando fazer suas filhas se destacarem em um esporte característico de brancos ricos. Mesmo assim, ele continua persistente para tentar chamar a atenção de treinadores renomados. Em vários momentos podemos ver um pai amoroso que faz de tudo pelas suas filhas, mas também retrata um cara midiático que tenta a vida na expectativa que criou sobre suas próprias filhas.

A atuação de Will Smith é das melhores de sua carreira, mostra carisma, leveza e força, o que rendeu ao ator o Oscar de melhor ator 2022. Com relação ao cenário, podemos observar cores pasteis e escuras, dando um ar sério ao filme.  Além disso, a trilha sonora e a fotografia também são pontos bem interessantes do filme.

Por fim, um roteiro que retrata aspectos como esperança, obstinação, com momentos extremamente sensíveis e profundos. Uma biografia muito bem dirigida e retratada.

Disponível no HBOmax

 

*Professora de geografia da rede pública de ensino, atuando na rede estadual e na Universidade Federal de Santa Maria, pesquisadora e uma profunda admiradora das artes e todas suas formas.

Comente