O Litoral Norte vai escolher qual caminho no dia 25 de outubro?

Você que gritou e se indignou contra o despejo de esgoto no rio Tramandaí vai votar em quem?

O Litoral Norte conseguiu popularizar uma luta fundamental. Graças ao esforço da sociedade civil organizada, à união de diferentes setores, ao extraordinário trabalho técnico e à boa comunicação com a população, conseguimos dar visibilidade a um problema que, há mais de um ano, poderia estar nos deixando expostos ao consumo de água contaminada por esgoto e produtos químicos na bacia do Rio Tramandaí.

Como estaria nossa bacia hoje se a voz da população do Litoral Norte não tivesse sido amplificada pela união entre o conhecimento científico, a sociedade civil organizada e a política?

No entanto, por meio de uma liminar, Corsan/Aegea conseguiu o direito de despejar o esgoto no rio Tramandaí.

Mas e você, viste bem em quem votou e em quem vai votar no segundo turno para seguirmos lutando contra esse crime?

Como fica a questão do Porto Meridional, em Arroio do Sal, e os comprovados danos ambientais e sociais que o mesmo poderá causar?

E as demandas locais, como a expansão desenfreada dos condomínios, que afetam direta e indiretamente as populações tradicionais, como os pescadores da Barra do João Pedro, e que aumentam de forma exponencial as ocupações e invasões em toda a nossa região?

Como fica a questão das canalizações dos córregos em Imbé?

A verticalização em Torres?

O massacre luminoso nas dunas?

A expansão e a consolidação da pobreza em virtude da especulação imobiliária que joga povos tradicionais para a margem do território?

Como ficam todas aquelas famílias e pessoas que vem em busca de oportunidade de emprego na construção civil, mas acabam se amontoando em ocupações e comunidades sem condições básicas de moradia?

Que candidatura, neste segundo turno, pode apresentar algum benefício para que estas questões ainda sigam possíveis de defender e para que possamos contar com alguma ajuda?

Qual candidatura irá impor um revés para tudo aquilo que lutamos e que sabemos que, já neste presente momento, está muito difícil de defender?

Essa eleição não é qualquer uma.

É a eleição mais importante da história da nossa democracia recente.

O momento é difícil

E o TemQueVer, um site de cinema, educação, meio ambiente e cultura, entende que a arte é política na sua forma mais potente e nobre.

Se fosse em outros tempos, talvez não fosse necessário declarar o voto nesse domingo; a arte por si só seria suficiente.

Estamos correndo sérios riscos nessa eleição.

Perda de soberania, perda de direitos, flerte com o golpismo e milícias no poder. 

De um lado duas biografias separadas por um abismo.

E é por isso que o TemQueVer apoia o candidato Lula neste segundo turno.

Comente

1 comentário em “O Litoral Norte vai escolher qual caminho no dia 25 de outubro?”

  1. Mais do que nunca, a democracia brasileira está em jogo e precisamos preservar aquilo pelo qual nossos pais e avós tanto lutaram há algumas décadas. Lula é a única opção no dia 25 de outubro.

    Responder

Deixe um comentário