2º Kurosawa de Ouro (Indicados)

O “Kurosawa” é uma premiação anual não-oficial de cinema, criada em 2021 por um grupo de amigos críticos intitulados de “Os Incompreendidos”, no intuito de homenagear o grande cineasta japonês Akira Kurosawa, diretor do clássico “Os Sete Samurais”.

A ideia é semelhante a de premiações como Oscar, Bafta, ou Globo de Ouro; eleger, através de um consenso de votos, os melhores trabalhos cinematográficos do ano.

Algumas regras importantes para se entender a premiação; As categorias de atuações não tem divisões entre protagonistas e coadjuvantes. Ambos concorrem igualmente para as cinco indicações finais. Tanto no masculino quanto no feminino. Semelhante a isso é a categoria de roteiro, que não tem distinção entre original e adaptado. Ambos concorrem igualmente para as cinco indicações finais.

IMPORTANTE: Só estarão elegíveis os filmes que estrearam no circuito comercial brasileiro entre os dias 01 de Janeiro de 2022 até o dia 31 de Dezembro de 2022 (isso pode acabar incluindo obras originais de anos anteriores a 2022). Seja através dos cinemas físicos, streamings e/ou aluguel. Não são elegíveis as obras que tiveram lançamento apenas em festivais em 2022 no país.

A premiação contém duas fases simples; a primeira para descobrir os indicados nas principais categorias; melhor atriz, ator, roteiro, direção e filme, e a segunda fase para descobrirmos os vencedores em cada uma delas, além de mais alguns premiados em categorias menores que só serão revelados na postagem final.

CATEGORIAS

Melhor Atriz:

Kristen Stewart (Spencer)

Michele Yeoh (tudo em todo lugar ao mesmo tempo)

Renate Reinsve (A pior pessoa do mundo)

Tilda Swinton (Memória)

Vitalina Varela (Vitalina Varela)

Michele Yeoh

Melhor Ator:

Amir Jadidi (Um herói)

Hidetoshi Nishijima (Drive my car)

Ke Huy Quan (Tudo em todo lugar ao mesmo tempo)

Paul Mescal (Aftersun)

Ram Charan (RRR)

Paul Mescal

Melhor Roteiro:

Charlotte Wells (Aftarsun)

Joachim Trier, Eskel Voght (A pior pessoa do mundo)

Jordan Peele (Não, não olhe)

Paul Thomas Anderson (Licorice Pizza)

Ryusuke Hamaguchi, Takamasa Oe (Drive my car)

Melhor direção:

Charlotte Wells (Aftersun)

Jordan Peele (Não, não olhe)

Matt Reeves (O batman)

Paul Thomas Anderson (Licorice pizza)

Ryusuke Hamaguchi (Drive my car)

Melhor filme:

Aftersun

A pior pessoa do mundo

Drive my car

Licorice pizza

Memória

Não, não olhe

Pinocchio

Roda do destino

RRR

Imagem do grupo Incompreendidos
VOTANTES DESTE ANO

Amanda Spinelli

Graduada em Direito na Universidade de Olinda, largou os tribunais pra julgar os filmes no Letterboxd enquanto não é chamada pra banca de Cannes. Agenda cultural ambulante de Recife quando não os produz os frequenta. Cinéfila de nascença não desperdiça um dia de vida sem ver filmes.

Ângelo Cinéfilo

Tem 36 anos e escreve para o CineBuzz desde 2021. Começou a se especializar no mundo da crítica em 2017 e, desde então, tem uma relação íntima com os filmes, como na primeira vez em que viu “Alien – O 8º Passageiro”, ainda criança, e sabia que ali nascia uma paixão.

Breno X. Matos

Escritor e autor dos livros Por Trás de um Sol, e Sobre Pássaros e Caracóis, e também um grande amante da sétima arte, com um apreço especial para Ingmar Bergman, e o melhor filme de todos “Persona”. Escrevo pequenos textos para a página Lanterna Mágica no instagram.

Ilana Oliveira

jornalista e pós-graduada em Comunicação de Cultura pela Universidade NOVA de Lisboa. É co-criadora do 16mm, canal de críticas de filmes e séries, já trabalhou como produtora, curadora e júri em festivais de cinema em Portugal e Angola. Atualmente é gestora de projetos no Sindicato dos Jornalistas, em Lisboa.

Felipe de Souza

Cinéfilo e administrador do Instagram @cinema_a_parte e membro do podcast Cinema em movimento

Filippo Pitanga

Crítico e curador de cinema, jornalista e advogado. Mestrando em Comunicação na UFRJ e pós-graduado em cinema. Professor na Academia Internacional de Cinema, Midrash e Sesc. Membro da ACCRJ e filiado à FIPRESCI. Cofundador da ABRAFAN e membro da FANTLATAM. Codiretor do Cinefantasy – IFFF e curador Olhar Periférico, ROTA etc. Organizador do FICA.VC. Roteirista e apresentador da Sessão AIC no Canal Like. Colunista da Revista Fórum e colaborador da Carta Capital. Host do Podcast Reserva Imovision e membro Cinema em Série. Editor-chefe do Almanaque Virtual

Leonardo Lima

Sociólogo, recifense, 38 anos, também sou crítico de cinema. Mantenho no Instagram a página Cine Mulholland (@cinemulholland) e tenho um perfil no Letterboxd (Bestflix). Também sou integrante do Podcast Cinema em Movimento e colaborador no site Urge!

Montez

graduando em Cinema e Audiovisual na Universidade Federal de Pernambuco, escrevo para a Revista Nostalgia e sou apaixonado pela estética de fluxo e slow cinema, com carinho especial por Chantal Akerman, Apichatpong Weerasethakul, Tsai Ming-liang. Não me vejo em outro universo que não seja envolvido com estudos cinematográficos.

Pablo Rodrigues

Psicólogo social, crítico de cinema, militante de esquerda, colunista do site TemQueVer e criador do canal do Youtube e do podcast Cinema em Movimento

Sthefani Henriques

Graduanda em História pela Universidade Federal Fluminense que passa mais tempo escrevendo sobre cinema que desenvolvendo seu TCC. Apaixonada por cinema, música pop e em defender todas as séries produzidas pela HBO. Por meio da página E O Cinema Levou (@eocinemalevou), no Instagram e do site TemQueVer, escreve sobre a relação da História com o Cinema a partir de filmes.

Victor Russo

Jornalista e crítico de cinema. Criador do canal 16mm e redator de críticas para filmesefilmes.com e o Profanos.

Viviane do Nascimento Monteiro

Psicóloga Clínica, Alagoana, Cinéfila e integrante do Podcast Cinema em Movimento.

Comente