TEMQUEVER: CINEMA, CULTURA, EDUCAÇÃO E CRÍTICA SOCIAL

História

A ideia de um site de cinema, cultura, entretenimento e crítica social, criado e desenvolvido no litoral norte do RS, surgiu nos primeiros meses do ano de 2020, através da parceria entre o professor e pesquisador Álvaro Nicotti e a Agência Zaga, hoje com sede em Porto Alegre e Imbé. Um ano marcado pelo início da pandemia de covid 19 no Brasil. Um momento de nossa história em que milhões de pessoas foram confinadas em suas casas para conter o avanço de um vírus, que hiper lotou hospitais e levou milhares de vidas diariamente.

A quarentena imposta em virtude da pandemia, modificou o hábito de muitas pessoas, sendo um deles a apreciação de mais filmes e séries de televisão. No entanto, foi percebido que os filmes que davam na televisão, inclusive aqueles da tv por assinatura, eram quase sempre os mesmos. Filmes blockbusters e de forte apelo comercial.

Além disso, as plataformas de streaming começavam a se consolidar entres o grande público, mas com pouca facilidade de navegação em seus catálogos de filmes. Assim, o TemQueVer surgiu para falar e desbravar os filmes oferecidos pelas mais diversas plataformas de Streaming, desde a gigante Netflix até a revolucionária Bombozila.

Contudo, não tão somente o site se configurou como uma plataforma de indicação e sugestão de filmes alternativos, ao que se passava na TV. O TemQueVer também se propôs a fazer análises de filmes a partir de seu conteúdo abordado, trazendo reflexões e debates acerca do que a obra dispões ao público e sua relação com a realidade.

O que ele é hoje?

São três anos de desenvolvimento, crescimento, adaptação, novas parcerias e aculturações. Se num primeiro momento, o site indicava filmes e fazia análise de produções cinematográficas, a partir dos mais diversos contextos sociais e reais, agora pode-se dizer que o site é muito mais.

O TemQueVer faz parte de um grupo de páginas, site e críticos de cinema de todo país intitulado Os Incompreendidos. Inclusive, muitos deles/delas colaboram ou já colaboraram com textos, análises e críticas de filmes. Inclusive, a crítica de cinema também passou a fazer parte do catálogo de matérias do site, quando que uma crítica de cinema é feita a partir da análise da linguagem utilizada por determinado filme, sendo definida como “um gênero de jornalismo opinativo e cultural que, a partir de sua popularização ao longo dos anos, consolidou-se entre os costumes da imprensa” (Guedes, 2020).

O TemQueVer também passou a divulgar espaços, eventos e produções culturais além da sétima arte, principalmente da região do Litoral Norte do RS. Além disso, divulga textos, contos e poesias na íntegra de autores, escritores e produtores de cultura da região.

Evento literário no espaço cultural Bahobah, Imbé-RS

Importante também destacar o papel do site nos espaços educacionais. Pois, o TemQueVer abre espaço para resenhas, textos e análises de filmes, séries feitos e games por estudantes das escolas do litoral norte do RS. Por conseguinte, publica produções artística dos mais variados segmentos provindos da comunidade escolar.

Educação e Cultura: Mistura potente para produções de qualidade no Litoral Norte do RS

O objetivo do site TemQueVer é levar cinema, cultura, entretenimento e crítica social relacionadas a filmes nas mais diversas plataformas, a partir de resenhas, análises e críticas cinematográficas. Além disso, o site se propões a divulgar e dimensionar a cultura local, divulgando eventos, publicando produções de autores e autoras da região e levando cultura e cinema do mundo inteiro para as pessoas do litoral norte do RS.

Cine Salinha, promovido pelo Colarte de Tramandaí e com apoio do TemQueVer

O cinema, a partir de filmes, séries, documentários e animações, assim como o esporte e a educação, é ferramenta valiosa de transformação social. Evidente que, no momento em que entendemos a dinâmica de um mundo regido pelo modo de produção capitalista, ou seja, que a lógica está voltada para o acúmulo de valor material, a partir da transformação de tudo em mercadoria, o cinema, é claro, não escapa dessa lógica.

No entanto, um bom filme com sua mensagem tendo alcance dimensionado a um grande público, pode fazer diferença transformadora nos mais diversos espaços. Contudo, fica mais arrebatador vendo o cinema ser produzido por pessoas que tem a vontade de transformar a sociedade, a partir dos conhecimentos de linguagem cinematográfica.

O TemQueVer acredita no potencial cultural e educacional do litoral norte do RS. Nosso site está aqui diariamente se transformando para não tão somente divulgar cinema, cultura e educação. Está aqui para misturar tudo isso e dizer que, com os devidos incentivos, principalmente do poder público, poderemos ver surgir obras dos mais diversos segmentos, com extrema qualidade e função social.

Lembrando que o TemQueVer agora também está no Instagra, Youtube e Whatsapp

Quer publicar no TemQueVer?

Mande seu texto para o email temquevercinema@gmail.com 

Comente