O maior vencedor da terceira edição do Kurosawa de ouro não foi surpresa para ninguém. Assassinos da lua das Flores levou 8 prêmios, incluído melhor filme, melhor diretor, com Martin Scorsese, ator, com Leonardo de Caprio e atriz, com Lily Gladstone. Além de The Killers of da Moon Flowers (título original do grande vencedor) o Kurosawa desse ano também elegeu como melhor filme brasileiro, Mato Seco em Chamas, de Adirley Queiroz e Joana Pimenta.
Os vencedores e todos os indicados você confere na página de cinema Lanterna Mágica
O “Kurosawa” é uma premiação anual não-oficial de cinema, criada em 2021 por um grupo de amigos críticos intitulados de “Os Incompreendidos”, no intuito de homenagear o grande cineasta japonês Akira Kurosawa, diretor do clássico “Os Sete Samurais”.
A ideia é semelhante a de premiações como Oscar, Bafta, ou Globo de Ouro; eleger, através de um consenso de votos, os melhores trabalhos cinematográficos do ano.
Algumas regras importantes para se entender a premiação; As categorias de atuações não tem divisões entre protagonistas e coadjuvantes. Ambos concorrem igualmente para as cinco indicações finais. Tanto no masculino quanto no feminino. Semelhante a isso é a categoria de roteiro, que não tem distinção entre original e adaptado. Ambos concorrem igualmente para as cinco indicações finais.
IMPORTANTE: Só estarão elegíveis os filmes que estrearam no circuito comercial brasileiro entre os dias 01 de Janeiro de 2023 até o dia 31 de Dezembro de 2023 (isso pode acabar incluindo obras originais de anos anteriores a 2023). Seja através dos cinemas físicos, streamings e/ou aluguel.
A premiação contém duas fases simples; a primeira para descobrir os indicados nas categorias estabelecidas; e a segunda fase para descobrirmos os vencedores em cada uma delas.